metropoles.com

Após áudios de Arthur do Val, coordenador cogita sair do MBL

Renan Santos foi à Ucrânia com Arthur do Val na semana passada; Arthur fez declarações sexistas contra ucranianas 

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Arthur do Val, o Mamãe Falei, e Renan Santos, do MBL, fazem coquetéis molotov para ajudar na guerra da Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Arthur do Val, o Mamãe Falei, e Renan Santos, do MBL, fazem coquetéis molotov para ajudar na guerra da Ucrânia - Metrópoles - Foto: Reprodução

O coordenador do MBL, Renan Santos, cogita sair do movimento após a divulgação de áudios sexistas de Arthur do Val, deputado estadual e então pré-candidato da sigla ao governo paulista. A avaliação foi compartilhada nesta segunda-feira (7/3) em reunião da cúpula do MBL na sede da entidade, em São Paulo. No encontro, Arthur pouco falou.

Segundo relatos, Renan, um dos fundadores do grupo, tem dificuldade em ver seus próximos passos no MBL. Na reunião, integrantes do movimento afirmaram que todas as negociações do MBL nos últimos dois anos tiveram um só objetivo, que agora foi desfeito: a candidatura de Arthur do Val ao governo paulista.

Na sexta-feira, o colunista Igor Gadelha mostrou que Arthur do Val enviou a amigos áudios com conteúdos sexistas sobre mulheres ucranianas, incluindo refugiadas. Arthur e Renan dos Santos haviam viajado para a Ucrânia a pretexto de levar doações ao país atacado pela Rússia.

Nessas afirmações, Arthur também afirmou que Renan tinha “técnicas” de como “pegar” mulheres do leste europeu. “O Renan faz uma viagem todo ano, não fez nos últimos três anos. Ele chama tour de blond. Só para pegar loira”, disse Arthur do Val, emendando: “Você tem que ir para essas cidades normais, porque aí você pega essas minas assim. Não pega na balada, na praia. Você pega ela no mercado, na padaria. E essas cidades mais pobres são as melhores”.

Quando voltou ao Brasil, no fim de semana, Arthur do Val recuou e disse que o coordenador do MBL não fez essas viagens. Também negou que eles tivessem feito turismo sexual na Ucrânia.

Em meio ao desgaste dos últimos dias, o MBL estuda lançar um novo candidato ao governo de São Paulo no lugar de Arthur do Val. O vereador Rubinho Nunes poderá assumir a vaga no Podemos.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?