metropoles.com

Após ataques de Bolsonaro às urnas, TSE recebeu apoio de 62 entidades

Apoio ao Tribunal Superior Eleitoral inclui juízes, procuradores e cientistas; Jair Bolsonaro voltou a mentir sobre a urna eletrônica

atualizado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu pelo menos 62 manifestos de apoio de entidades públicas e privadas até a noite desta quarta-feira (20/7). Os dados são do gabinete do presidente do TSE, ministro Edson Fachin. Na segunda-feira (18/7), Jair Bolsonaro voltou a mentir sobre a urna eletrônica em um evento com embaixadores no Palácio da Alvorada.

A lista representa mais de dez profissões, a exemplo de juízes, procuradores, cientistas políticos e defensores públicos. A Ordem dos Advogados do Brasil, o Tribunal de Contas da União e a Associação dos Magistrados Brasileiros estão entre essas entidades.

O movimento de apoio à Justiça Eleitoral tem aumentado após os ataques sem prova de Bolsonaro. Nesta quarta-feira (20/7), mais duas associações que representam servidores públicos federais repudiaram as mentiras do presidente: a Intelis, em nome de profissionais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB).

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, e o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, rechaçaram os boatos espalhados por Bolsonaro. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, responsável por aceitar pedidos de impeachment contra Bolsonaro, segue ignorando os ataques.

Na segunda-feira (19/7), Jair Bolsonaro voltou a atacar, sem provas, a urna eletrônica em um evento para embaixadores. Com transmissão ao vivo pela estatal Empresa Brasil de Comunicação, o presidente usou uma apresentação com erros de ortografia e vídeos de motociatas em seu apoio, o que causou constrangimento entre diplomatas.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

 




Siga as redes do Guilherme Amado
Receba no WhatsApp as notícias da coluna


Quais assuntos você deseja receber?