metropoles.com

Adesismo cego de Hang a Bolsonaro fez outros empresários submergirem

Dono das lojas Havan é um dos mais aguerridos defensores do bolsonarismo, o que espantou gente como o dono da Centauro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Jair Bolsonaro e Luciano Hang
1 de 1 Jair Bolsonaro e Luciano Hang - Foto: Reprodução

O exibicionismo de Luciano Hang foi determinante para que alguns empresários se afastassem do envolvimento público com Jair Bolsonaro, ainda que sigam apoiando o presidente.

Empresários que costumavam participar de discussões políticas e econômicas com o dono das lojas Havan ficaram incomodados com o personagem criado por Hang e preferiram adotar uma postura mais discreta.

Entre eles está Sebastião Bomfim, proprietário da Centauro. Interlocutores afirmam que Bomfim desaprova a forma como Hang deixou a Havan se contaminar com a defesa efusiva que o empresário faz do bolsonarismo.

Bomfim foi um dos primeiros grandes empresários do país a declarar voto em Bolsonaro, em agosto de 2018. Ele é próximo de Flávio Rocha, da Riachuelo, e ajudou a fundar o Brasil 200, o instituto para discussões econômicas que reúne empresários bolsonaristas, entre eles Hang. Bomfim deixou o Brasil 200 após o presidente do grupo, Gabriel Kanner, criticar Bolsonaro pela saída de Sergio Moro do governo. Kanner é sobrinho de Flávio Rocha.

A avaliação entre os empresários que foram próximos a Hang é de que a postura exageradamente governista só fez bem a ele próprio, que tem planos de se candidatar no ano que vem para o Senado por Santa Catarina, sob incentivo de parlamentares bolsonaristas.

O projeto de se candidatar ao Senado ganhou força após a conturbada ida de Hang à CPI da Pandemia. Ele foi um dos empresários indiciados no relatório final da CPI por incitação ao crime, em função das mentiras que espalhou sobre a Covid-19 durante a pandemia. Os empresários Carlos Wizard e Otávio Fakhoury foram indiciados pelo mesmo crime.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações