Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

Ypê: petista aciona PGR contra Nikolas, Michelle, Cleitinho e Hang

Deputado Rogério Correia (PT-MG) cita postagens sobre produtos da marca Ypê após alerta sanitário emitido pela Anvisa

13/05/2026 09:41
Compartilhar notícia
LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
Imagem colorido de detergente Ypê, que havia sido proibido pela Anvisa

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia de fato contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o empresário Luciano Hang em razão de publicações sobre produtos da marca Ypê após alerta sanitário emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na representação, o parlamentar pede a instauração de procedimento investigatório para apurar possíveis crimes de exposição da saúde ou da vida de terceiros a risco, descumprimento de medida sanitária preventiva e incitação à prática de crime, além de eventual infração sanitária.

Ypê: petista aciona PGR contra Nikolas, Michelle, Cleitinho e Hang - destaque galeria
5 imagens
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Michelle Bolsonaro (PL-DF)
Apesar de liderar as pesquisas mais recentes de intenção de voto para o governo de Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (Republicanos) também aparece com 42% de rejeição do eleitorado mineiro
Luciano Hang
Rogério Correia (PT)
1 de 5

Rogério Correia (PT)

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Nikolas Ferreira (PL-MG)
2 de 5

Nikolas Ferreira (PL-MG)

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Michelle Bolsonaro (PL-DF)
3 de 5

Michelle Bolsonaro (PL-DF)

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
Apesar de liderar as pesquisas mais recentes de intenção de voto para o governo de Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (Republicanos) também aparece com 42% de rejeição do eleitorado mineiro
4 de 5

Apesar de liderar as pesquisas mais recentes de intenção de voto para o governo de Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (Republicanos) também aparece com 42% de rejeição do eleitorado mineiro

Jefferson Rudy/Agência Senado
Luciano Hang
5 de 5

Luciano Hang

Igo Estrela/Metrópoles

O parlamentar cita decisão da Anvisa envolvendo lotes de produtos da Ypê após identificação de risco de contaminação microbiológica por bactéria do tipo Pseudomonas aeruginosa. Segundo Rogério Correia, os investigados “passaram a estimular o uso, a compra ou a normalização de produtos da marca Ypê após alerta sanitário da Anvisa”.

O deputado do PT reproduz vídeo publicado por Nikolas Ferreira em que o parlamentar relaciona a decisão da Anvisa à empresa concorrente Minuano. Na gravação, Nikolas questiona: “Isso pode ter sido feito para poder ajudar a Minuano?”.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Correia inclui ainda publicação de Michelle Bolsonaro com fotografia de detergente da marca Ypê e vídeo de Luciano Hang em defesa da empresa. Na gravação, o empresário afirma que “quem é do lado certo vai ser perseguido”.

A notícia de fato também reproduz declarações feitas por Cleitinho em vídeo publicado nas redes sociais, no qual o senador afirma que quer “fazer um desafio para a Anvisa, para ele poder ir na casa de cada brasileiro”.

Na peça enviada à PGR, Rogério Correia afirma que os alvos da representação utilizaram as redes sociais para “deslegitimar a autoridade reguladora” e transformar “um alerta sanitário em ato de militância contra órgãos de fiscalização”.

Entre os pedidos apresentados, o deputado requer que a Anvisa envie cópia integral do processo administrativo relacionado aos produtos da Ypê e que plataformas digitais preservem conteúdos, metadados e registros vinculados às publicações feitas pelos investigados sobre o caso.