metropoles.com

Réu que furtou termogênico de R$ 100 e depois devolveu recorre ao STF

O homem furtou o termogênico, suplemento alimentar que auxilia na queima de gordura, mas devolveu o produto. DPU quer encerrar ação penal

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de uma mão colocando suplemento - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma mão colocando suplemento - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, até a próxima segunda-feira (5/2), um recurso da Defensoria Pública da União (DPU) que pede o encerramento do processo no qual um homem foi denunciado por furtar uma garrafa de termogênico (suplemento alimentar que ajuda na queima de gordura) avaliada em R$ 100, em Santa Catarina.

A DPU argumenta que deve ser aplicado ao caso o princípio da insignificância, considerando o “inexpressivo” valor do bem furtado e o fato de que o produto foi devolvido pelo réu ao estabelecimento comercial. O homem foi preso em flagrante pelo crime, em 14 de outubro de 2022.

Em outubro de 2023, o ministro André Mendonça negou habeas corpus para trancar a ação penal contra o réu que tramita na 1ª Vara Criminal da Comarca da Capital, do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC).

Mendonça alegou, à época, que o processo judicial encontra-se em fase inicial e deve-se aguardar a instrução probatória, “de modo que fiquem definidos todos os elementos indispensáveis à análise do cabimento do princípio da insignificância”.

A DPU recorreu e o caso foi submetido a julgamento virtual na Segunda Turma, entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 5 de fevereiro de 2024. O relator, ministro André Mendonça, votou para negar o recurso. Dias Toffoli e Edson Fachin acompanharam Mendonça.

Ainda faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?