metropoles.com

“Polícia forte é polícia bem paga”, diz Doutora Jane, deputada distrital eleita

Em entrevista, distrital Doutora Jane (Agir) falou sobre PCDF, violência contra a mulher e políticas públicas para jovens e deficientes

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/ Metrópoles
Doutora Jane Klébia concede entrevista ao Metrópoles
1 de 1 Doutora Jane Klébia concede entrevista ao Metrópoles - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

A deputada distrital eleita Doutora Jane (Agir) participou, nesta sexta-feira (7/10), do Metrópoles Entrevista. Durante 30 minutos, ela falou ao jornalista Matheus Garzon sobre as propostas e pautas que pretende levar à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Delegada da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Doutora Jane afirmou que é preciso esclarecer quem, de fato, é responsável pelo pagamento dos policiais da capital federal. A segurança pública do DF é remunerada por meio do Fundo Constitucional, com recursos da União, mas quem faz o pedido de aumento e melhorias para a corporação é o governador do Distrito Federal.

“Precisamos definir se nosso fundo deve ser gerido pelo governo federal ou pelo GDF. Em alguns momentos importantes, não existe essa clareza e isso tem dificultado a melhoria salarial. Polícia forte é polícia bem paga. Já somos colocados como a melhor polícia do país em termo de resolução de crimes e temos que ser, também, uma polícia bem remunerada”, disse Doutora Jane.

Durante a entrevista, a deputada distrital eleita também detalhou propostas para melhorar as políticas públicas na combate à violência contra a mulher. Doutora Jane destacou que é preciso reforçar o atendimento diferenciado para as vítimas de violência nas delegacias.

“A mulher vítima faz o registro policial e pergunta: ‘Agora, o que eu faço?’ Essa resposta tem que ser dada no momento do registro. O DF tem feito isso de forma tímida nos últimos 4 anos. Toda delegacia tinha que ter atendimento diferenciado para mulher vítima de violência”, afirmou.

Doutora Jane disse que vai propor a criação de uma nova Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) na saída norte para atender aos moradores de regiões administrativas da área, como Sobradinho. A deputada eleita afirmou, também, que as vítimas de violência doméstica precisam de mais oportunidade de melhoria de vida por meio de formação.

Assista à entrevista:

Quem é

Jane Klébia do Nascimento é natural de Brasília. Delegada da Polícia Civil do DF, foi atleta de vôlei, enfermeira, professora de geografia na rede pública e diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro). Ela é uma das quatro distritais mulheres eleitas e uma entre os três parlamentares que se autodeclaram pretos para a legislatura de 2023-2026.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?