Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

PCDF define grupos de policiais que terão prioridade de vacinação

O delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, disse que o GDF se comprometeu a iniciar imunização dos policiais contra a Covid na próxima semana

atualizado 23/03/2021 13:04

Policiais civis do DFIgo Estrela/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) se organiza para iniciar a vacinação dos servidores contra a Covid-19. A corporação e já definiu os grupos que terão prioridade para receber o imunizante. O delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, disse à coluna Grande Angular que o governo local se comprometeu a colocar os profissionais da segurança pública na próxima etapa da vacinação, o que deve ocorrer daqui a poucos dias.

“O GDF se comprometeu a nos incluir na próxima rodada de grupos prioritários, o que está previsto para ocorrer a partir da semana que vem. Tenho certeza de que este compromisso vai ser cumprido e, por isso, já nos organizamos internamente para definirmos as prioridades dentro da prioridade. Claro que aqueles policiais mais expostos serão os primeiros a serem imunizados”, assinalou Robson Cândido.

As forças de segurança do DF têm, juntas, 17 mil funcionários públicos. Somente na PCDF, há 4 mil policiais civis na ativa atualmente. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do DF, os servidores que estão na linha de frente, fazendo atendimento nas delegacias, serão os primeiros a serem vacinados.

Os funcionários públicos lotados no Instituto de Medicina Legal (IML) e os policiais mais velhos serão os próximos contemplados. Quem tem comorbidade comprovada pela Policlínica terá prioridade. A direção da PCDF agora se concentra em definir se os policiais civis vão aos postos para serem vacinados ou se irão receber o imunizante por meio da Policlínica.

Em coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira (22/3), o GDF sinalizou a intenção de incluir forças de segurança, agentes funerários, servidores da área social, do IML e auditores da DF Legal nos grupos prioritários de imunização. Na ocasião, não foram apresentadas datas ou regras da vacinação.

Infectados

A coluna revelou, em reportagem publicada na última sexta-feira (19/3), que 15,47% dos policiais civis da capital do país já foram infectados pela Covid-19. Segundo um relatório interno do Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF, obtido pela coluna Grande Angular, 635 servidores que estão na ativa foram contaminados e três morreram.

Últimas notícias