metropoles.com

OAB-DF: Délio Lins e Silva denuncia Jacques Veloso por fake news

Os ataques aos adversários por meio das redes sociais invadiram a disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
OAB DF sede brasilia
1 de 1 OAB DF sede brasilia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Os ataques aos adversários por meio das redes sociais invadiram a disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Na sexta-feira (16/11), o candidato Délio Lins e Silva Júnior protocolou uma queixa-crime na 5ª Vara Criminal de Justiça do Distrito Federal contra um de seus adversários, o tributarista Jacques Veloso.

O motivo da ação foi a divulgação de um vídeo com imagens de uma festa realizada na casa do pai de Délio, em 2010, e alegações de que a comemoração teria sido bancada com dinheiro do caixa da OAB-DF. À época, o criminalista ocupava o posto de conselheiro da seccional, na gestão de Francisco Caputo.

O conteúdo foi classificado por Délio como fake news disseminada com o objetivo de prejudicar sua candidatura. “Tanto a informação é inverídica que mesmo após duas gestões e praticamente seis anos seguidos no comando da OAB-DF, o querelado [Jacques Veloso] não tomou qualquer atitude em relação ao alegado desvio de dinheiro”, argumenta o candidato de oposição na peça judicial.

Confira:

Queixa-crime — Eleições OAB-DF by Metropoles on Scribd

São alvos da queixa o candidato à presidência e a candidata a vice, Jacques Veloso e Thaís Riedel, que integram a chapa de situação, que conta com o apoio do atual comandante da OAB-DF, Juliano Costa Couto, e do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). Na ação, Délio pede indenização de R$ 50 mil por calúnia e difamação.

A equipe de comunicação da chapa encabeçada por Jacques disse à Grande Angular que o tributarista está tranquilo e há ampla documentação comprovando a denúncia. Também informou que não se trata de fake news, já que há material validando a informação e um processo no Conselho Federal sobre a aplicação do dinheiro da OAB-DF no exercício em questão.

 

Quatro chapas
Marcada para o dia 29 de novembro, a eleição para a presidência da OAB-DF conta com quatro chapas. Além de Jacques Veloso e Délio Lins e Silva, estão na disputa os advogados Max Telesca e Renata Amaral. O primeiro se apresenta com uma alternativa ao revezamento dos grupos de Jacques e Délio no comando da instituição. Já Renata optou por uma chapa majoritariamente feminina e tem como plataforma uma gestão horizontal e afinada com o respeito às minorias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?