metropoles.com

Não Me Perturbe: DF é o líder do país em bloqueio de telemarketing

Dos 4,6 milhões de telefones do Distrito Federal, 315 mil estão cadastrados na plataforma Não Me Perturbe, que bloqueia chamadas

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
site não me perturbe
1 de 1 site não me perturbe - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Distrito Federal tem a maior porcentagem de todo o país em relação aos números de telefone celular e fixo cadastrados no Não Me Perturbe, uma plataforma que bloqueia chamadas de telemarketing das empresas de telecom e de oferta de crédito consignado.

De um total de 4,6 milhões de números de telefone do DF, os donos de 315.391 celulares e fixos pediram para não receber as chamadas insistentes.

Não Me Perturbe: veja em cinco passos como se cadastrar na lista

0

 

A plataforma criada pelas operadoras de telecom completará três anos em julho de 2022. Mais de 10 milhões de números foram cadastrados em todo o Brasil desde 2019. Isso representa 3,5% de todos os 284,9 milhões de telefones do país.

Para bloquear as ligações de telemarketing, o dono do telefone tem que cadastrar o número no site https://www.naomeperturbe.com.br/ ou por meio do Procon. Em até 30 dias o bloqueio deve ser ativado.

A plataforma surgiu a partir da necessidade de autorregulação do setor de telecom para melhorar a relação com os consumidores. Por enquanto, o site só bloqueia ligações das empresas do setor e para oferta de crédito consignado.

O presidente executivo da Conexis Brasil Digital (que representa as empresas do setor), Marcos Ferrari, disse que outras áreas que atuam com telemarketing podem aderir à plataforma para que clientes digam se querem ou não receber ligações. “A plataforma é um compromisso do setor com o cliente que não quiser receber ligações de telemarketing desses dois setores. É uma ação de respeito com o direito de escolha dos consumidores”, afirmou.

São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de bloqueios. São 4,8 milhões de telefones inscritos no Não Me Perturbe, 3,5% do total.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações