MP investiga superlotação e irregularidades em hospitais de Pernambuco
O órgão investiga denúncias de deputados estaduais sobre “existência de padrão sistêmico de degradação estrutural, sanitária e assistencial"

O Ministério Público de Pernambuco investiga superlotação, falhas de desinsetização, desabamento e irregularidades sanitárias em hospitais do estado. Em documento ao qual o Metrópoles teve acesso, de 17 de junho de 2026, o MPPE cita que as notícias de fato apuram os novos casos, além distribuir denúncias para outros dois procedimentos de investigação que já estavam em andamento.
O órgão investiga denúncias feitas por deputados estaduais de Pernambuco sobre “existência de padrão sistêmico de degradação estrutural, sanitária e assistencial na rede pública hospitalar, fundamentada em documentos internos do Sistema Eletrônico de Informações lavrados entre novembro de 2025 e maio de 2026”.
Os parlamentares apontaram “graves inconformidades em diversas unidades, tais como desabamento de forros na UTI Neonatal do Hospital Barão de Lucena e no 7º andar do Hospital da Restauração, inoperância de elevadores, superlotação crítica e contaminação biológica por roedores e fungos no Hospital Agamenon Magalhães e no Hospital Geral de Areias, além de supostos problemas alérgicos causados por cupins no Hospital Ulysses Pernambucano”.
Segundo os deputados, há irregularidades em contratos de gestão e sucessivas dispensas de licitação junto ao Hospital Mestre Vitalino e a Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs).
O MP optou por desmembrar as denúncias para investigar os casos, considerando que já há procedimentos de fiscalização em trâmite na Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, com atuação na Defesa e Promoção da Saúde da Capital.
Segundo o órgão, a apuração foi distribuída da seguinte forma:
- As denúncias sobre o Hospital Barão de Lucena constam em procedimento que já acompanha os projetos de reforma da UTI Neonatal da unidade de saúde;
- As irregularidades sobre o Hospital Ulysses Pernambucano serão apuradas em processo que já apura adequação da estrutura física do imóvel;
- Foram abertas três novas notícias de fato para investigar os sinistros e a superlotação no Hospital da Restauração; as falhas de desinsetização do Hospital Geral de Areias; e as irregularidades sanitárias no Hospital Agamenon Magalhães.
As denúncias envolvendo as contratações emergenciais e dispensas indevidas de licitação nas UPAEs e no Hospital Mestre Vitalino foram enviadas para as Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital, responsáveis por proteger o erário e investigar improbidade administrativa.
O outro lado
Em nota, o Governo de Pernambuco afirmou que realiza investimentos nas unidades hospitalares e que há um “processo permanente de melhoria da Rede Estadual de Saúde, com ações voltadas à recuperação da infraestrutura, renovação dos equipamentos e qualificação dos serviços oferecidos à população”.
Leia a nota do Governo de PE na íntegra:
“O Governo de Pernambuco esclarece que segue investindo na reestruturação e modernização de todos os hospitais da Rede Estadual de Saúde. Somente em 2025, o Estado realizou o maior investimento da série histórica no setor, com mais de R$ 518 milhões aplicados em melhorias na assistência, infraestrutura e equipamentos das unidades.
Dentro desse processo de transformação da rede, o Hospital da Restauração (HR) recebe investimentos de R$ 168 milhões em um amplo conjunto de obras que contempla a requalificação da fachada, da cobertura e de diversos setores assistenciais e de apoio. Entre as entregas já realizadas estão a UTI Pediátrica, os 6º e 8º andares totalmente requalificados, parte das enfermarias do 7º andar, além da Central de Laudos, do Centro Diagnóstico, da segunda sala de ressonância magnética e da requalificação da Sala Vermelha da Emergência Geral. Atualmente, seguem em execução a modernização da UTI Geral, a reforma da Emergência Pediátrica, de salas do bloco cirúrgico e de enfermarias, além da substituição dos elevadores e das intervenções na cozinha, estacionamento e portaria social.
No mesmo sentido, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) integra esse conjunto de intervenções, com investimentos superiores a R$ 99 milhões em obras de requalificação, modernização tecnológica e aquisição de equipamentos. Entre as entregas realizadas estão o novo Ambulatório, a Triagem Obstétrica, o Refeitório, o Alojamento Conjunto e a modernização do Bloco Cirúrgico, além da incorporação de equipamentos como mamógrafo digital, angiógrafo para a Hemodinâmica, sistemas de videocirurgia e aparelhos de ultrassonografia. Também foram adquiridos equipamentos destinados ao fortalecimento da assistência neonatal, das emergências e de áreas especializadas. Atualmente, estão em andamento as obras de ampliação e reforma das emergências, que irão ampliar a capacidade da unidade de 60 para 96 leitos, além da requalificação da cozinha hospitalar, do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa e da fachada do hospital, bem como novas aquisições para o centro cirúrgico, ambulatórios e serviços de endoscopia.
Além dessas ações, o Hospital Barão de Lucena (HBL) também passou por um amplo processo de modernização, com R$ 87 milhões investidos nos últimos quatro anos em requalificação da estrutura física, modernização tecnológica e melhorias na assistência. Entre as principais iniciativas estão a reforma das UTIs Neonatal e Pediátrica, a ampliação de leitos, a aquisição de equipamentos como mamógrafo digital, sistemas de videocirurgia e dois novos elevadores, além do fortalecimento do setor de Anatomia Patológica e da implantação do prontuário eletrônico. A unidade também recebeu melhorias voltadas à acessibilidade e ao acolhimento de pacientes e profissionais.
Da mesma forma, o Governo de Pernambuco vem realizando investimentos no Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), referência estadual no atendimento a pessoas em crise e emergência em saúde mental. Entre as ações realizadas estão a substituição de 100% dos leitos assistenciais da unidade e o aporte de cerca de R$ 10 milhões para serviços de manutenção e requalificação do hospital. As intervenções contemplam a revitalização da fachada, melhorias nos banheiros, enfermarias e salas de leitos, além da recuperação dos pisos, revestimentos e das redes elétrica e hidrossanitária, garantindo melhores condições de assistência aos pacientes e de trabalho aos profissionais.
O Governo de Pernambuco reforça que os investimentos realizados nas unidades hospitalares fazem parte de um processo permanente de melhoria da Rede Estadual de Saúde, com ações voltadas à recuperação da infraestrutura, renovação dos equipamentos e qualificação dos serviços oferecidos à população. As intervenções seguem um cronograma planejado, de forma a garantir a continuidade da assistência aos usuários do SUS durante a execução das obras e serviços.”

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular
Frequência de envio: Diário
Ver todas



