metropoles.com

Motoboys ameaçam greve nacional se negociações com empresas empacarem

Federação dos motoboys profissionais rechaçou propostas de empresas para regulamentação e melhoria do trabalho prestado pela categoria

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Protesto de motoboys em frente ao Parkshopping
1 de 1 Protesto de motoboys em frente ao Parkshopping - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

A Federação Brasileira dos Motociclistas Profissionais (Febramoto) anunciou uma greve nacional da categoria, com paralisação das entregas feitas por meio de aplicativo caso a negociação com representantes das empresas não avance até 12 de setembro.

Os motoboys reivindicam a regulamentação do trabalho e melhorias das condições do serviço prestado às empresas.

Representantes do setor e das empresas que dependem das atividades dos motoboys se reuniram com integrantes do governo federal, nessa terça-feira (29/8), em um grupo de trabalho que trata do tema no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A Febramoto rechaçou as propostas de regulamentação apresentadas pelas empresas e as classificou como “indecentes, defasadas, sem contexto e fora da realidade dos trabalhadores por aplicativo”.

Para a federação, as associações de empresas apresentaram tabelas que “não trazem valores de custos reais praticados pelo setor de reposição de motopeças e também não especificam como serão os pagamentos de hora ‘logada’ e de espera, entre outras incoerências que jogam o setor ladeira abaixo”.

“Caso, até 12 de setembro, não haja entendimento ou contraproposta da Amobitec (que reúne as empresas Amazon, iFood, Flixbus, Uber, Zé Delivery, Buser, 99 e Lalamove) e do MID (que representa mais de 150 companhias, entre elas, Mercado Livre, GetNinjas, PayPal, Loggi, Movile, Americanas, C6 Bank, Facily, Rappi, OLX e euEntrego), haverá uma greve nacional”, enfatizou a Febramoto, em comunicado divulgado após a reunião no MTE.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?