Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

Corregedor nacional de Justiça suspende concurso para cartórios de MG

Corregedoria Nacional de Justiça aponta suspeitas de irregularidades e pede manifestações por parte dos organizadores do certame

31/03/2026 21:32, atualizado 31/03/2026 21:33
Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
Caneta, mão e prova - Metrópoles

A Corregedoria Nacional de Justiça determinou, nesta terça-feira (31/3), a suspensão do concurso público para os cartórios de Minas Gerais, marcado para 11 e 12 de abril. A decisão é do ministro Mauro Campbell Marques.

Para a Justiça, há indícios de contaminação estrutural no certame. Dentre as supostas irregularidades apontadas, destaca-se a substituição total dos integrantes da comissão examinadora a menos de 30 dias das provas.

A Corregedoria também levou em consideração denúncias de que algumas pessoas envolvidas com o concurso teriam vínculo com cursos preparatórios. Os contratos com a Consulplan, banca organizadora do certame, também foram citados.

Ao determinar a suspensão, o ministro Mauro Campbell Marques exige que os organizadores prestem informações em até 10 dias corridos. As partes devem responder sobre a composição da banca examinadora e a cadeia de custódia das provas, dentre outros pontos.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande Angular

O Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro de Minas Gerais é organizado pelo Tribunal de Justiça (TJMG), responsável pelos cartórios do estado. O Instituto Consulplan é a banca examinadora.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O TJMG e o Consulplan não haviam se manifestado sobre a decisão até a última atualização da reportagem.