metropoles.com

Juiz entende que ação de André Mendonça a favor de Pazuello é legal

Ação popular pediu o ressarcimento de R$ 400 mil aos cofres públicos porque a AGU atuou a favor do ex-ministro Eduardo Pazuello no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
eduardo pazuello
1 de 1 eduardo pazuello - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Justiça Federal rejeitou uma ação popular que pedia a condenação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça por ter entrado, à época que era advogado-geral da União, com pedido de habeas corpus para que Eduardo Pazuello ficasse em silêncio na CPI da Covid-19.

Os autores do processo disseram que Mendonça e o procurador da União Diogo Palau Flores dos Santos agiram fora da lei ao utilizar a estrutura da Advocacia-Geral da União (AGU), um órgão público, para beneficiar particularmente Pazuello, que à época era ministro da Saúde.

0

Segundo a ação popular, os três feriram o princípio constitucional da moralidade pública. Os autores pediram que a Justiça condenasse o trio a ressarcir os cofres públicos com pelo menos R$ 400 mil.

O juiz federal Ricardo Machado Rabelo rejeitou as solicitações da ação popular, em decisão expedida na quarta-feira (27/4). O magistrado acolheu a manifestação do Ministério Público Federal (MPF), segundo a qual os fatos relacionados ao habeas corpus “estavam diretamente imbricados aos atos praticados por Pazuello no exercício de atos funcionais, ligados ao governo”.

Lembre o caso

A AGU obteve vitória no habeas corpus e Pazuello ganhou o direito de ficar em silêncio durante oitiva na CPI da Covid-19.

O general, entretanto, optou por falar – e se contradisse – sobre vacinas, cloroquina, abastecimento de oxigênio em Manaus, TrateCov e testes perdidos, entre outros temas. Em toda a sessão da CPI, o general tentou proteger o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?