Instituto aciona Justiça do DF contra Nestlé e 3 Corações. Entenda
Acusação que baseou processo é de que marcas não informam prazo de validade e lote nas unidades de cápsulas de café vendidas em mercados

O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) acionou a Justiça contra duas grandes marcas produtoras de café: a Nestlé, responsável pelas linhas Nespresso e Dolce Gusto, e a 3 Corações. O motivo é a falta de informações sobre prazo de validade e lote nas embalagens das cápsulas de cada uma delas.
A data de validade, por exemplo, geralmente está presente só nas caixas com diversas cápsulas. Porém, a informação não se encontra em cada unidade, segundo destacou o Ibedec.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular
Frequência de envio: Diário
Ver todasA situação viola regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O instituto argumentou que a maioria dos consumidores joga fora as caixas das embalagens e, por isso, perde informações importantes para o consumo seguro dos alimentos.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande AngularCada marca foi alvo de uma ação civil pública. Os processos atualmente tramitam no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), mas podem ter repercussão nacional.
Na Justiça, o Ibedec pede que as empresas sejam obrigadas a gravar nas cápsulas informações, como prazo de validade e número de lote.
O que dizem as marcas
Procurada pela reportagem, a Nestlé informou que segue a legislação vigente. “Asseguramos que realizamos um controle severo em todas as etapas do processo de fabricação e temos um compromisso inabalável com a qualidade de nossos produtos. Sobre a ação, apresentaremos defesa”, completou, por meio de nota.
A 3 Corações frisou estar de acordo com as regras e que apresentou dados capazes de comprovar que não vende cápsulas de café individualmente. “Todas as informações essenciais e obrigatórias referentes à rotulagem delas constam na embalagem do produto, que é a unidade comercializada. A empresa permanece atenta às discussões do setor a respeito do tema e mantém aberto o diálogo com o Ibedec”, concluiu o texto.





