metropoles.com

Ibaneis defende projeto que aumenta pena por violência contra mulheres

Projeto de lei da deputada Celina Leão (PP) tramita na Câmara dos Deputados, amplia pena dos crimes e diferencia feminicídio de homicídio

atualizado

Compartilhar notícia

Ibaneis Rocha
1 de 1 Ibaneis Rocha - Foto: null

O governador Ibaneis Rocha (MDB) demonstrou apoio ao projeto de lei, de autoria da deputada Celina Leão (PP-DF), que amplia pena de crimes cometidos contra mulheres. Nesta terça-feira (11/5), o chefe do Executivo local publicou, em sua conta no Twitter, um apelo para que a população se mobilize a favor do tema: “Este é um assunto que precisa da mobilização de toda a sociedade”, disse.

Segundo explicou Ibaneis, um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que, em 2020, houve 2.788 processos envolvendo assassinatos de mulheres em 2020, o que equivale a um aumento de 39% em relação a 2019.

“Para combater essa violência, o projeto propõe o aumento da pena mínima aplicada aos agressores, de 12 para 20 anos de reclusão, além do endurecimento das regras de progressão do regime e de saídas temporárias”, afirmou o governador do DF.

O titular do Palácio do Buriti ressaltou ainda que a proposição da deputada federal desvincula o feminicídio do homicídio. “Outra medida proposta é a concessão de autonomia ao crime de feminicídio, pois hoje ele está vinculado ao crime de homicídio. Serão passos importantes da nossa legislação para o endurecimento das penas. Vamos torcer pela aprovação rápida”, completou.

Veja post:

Aumento das penas

A deputada Celina Leão é autora do Projeto de Lei nº 301, de 2021, que amplia a pena de crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) e de ameaça, cometidos no contexto de violência doméstica e familiar contra mulher.

A proposta tramita na Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, as penalidades atuais para os crimes contra a honra, estabelecidas no Código Penal, serão aplicadas em dobro.

A ameaça terá pena de detenção de seis meses a dois anos e multa obrigatória. Atualmente, para essa infração, é prevista detenção de um a seis meses ou multa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?