Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

GDF quer começar a vacinar crianças contra Covid-19 neste domingo

O GDF prevê iniciar a vacinação infantil contra Covid-19 a partir de 16 de janeiro, caso as doses cheguem até esta sexta-feira

atualizado 11/01/2022 13:44

VacinaRafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal quer iniciar a vacinação de crianças contra Covid-19 neste domingo (16/1), caso o Ministério da Saúde envie as doses até sexta-feira (14/1). As informações foram apuradas pela coluna com fontes do GDF.

Após receber os imunizantes, a Secretaria de Saúde precisa fazer o armazenamento e a distribuição. Por isso, estabelece um prazo entre a chegada das vacinas e o início da aplicação.

O que se sabe até agora sobre a vacinação de crianças:

0

A coluna apurou que o GDF estuda abrir 10 postos de vacinação no DF para atender as crianças de 5 a 11 anos. A ideia é que o público infantil receba a vacina em local diferente dos adultos. Mas a decisão final deve ser tomada durante esta semana, a partir de orientação do governo federal.

Governo não cobrará receita médica para vacinar crianças contra Covid

No último dia 4 de janeiro, o Ministério da Saúde detalhou como será a prioridade na vacinação infantil. Veja a ordem:

  1. Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade;
  2. Crianças que moram em lares com pessoas de alto risco para evolução grave da Covid-19; e
  3. Crianças sem comorbidades, na seguinte ordem: 10 e 11 anos, 8 e 9 anos, 6 e 7 anos e, por fim, 5 anos.

Para a imunização desse público, será necessário apresentar autorização dos pais. Caso o responsável esteja presente no momento da vacinação, não será cobrado um termo por escrito.

A intenção inicial do governo era exigir prescrição médica. Contudo, após a audiência pública realizada na terça-feira (4/1) com membros de entidades médicas, o Ministério da Saúde decidiu recuar.

Mais lidas
Últimas notícias