metropoles.com

Fechada em lockdown, academia do DF pede à Justiça para reabrir

Uma academia de Sobradinho acionou o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios para funcionar novamente. Lockdown está em vigor há 4 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Pesos de academia
1 de 1 Pesos de academia - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Após decreto estabelecer o lockdown no Distrito Federal, uma academia acionou a Justiça para que possa reabrir durante a pandemia. O mandado de segurança tramita no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT). A desembargadora Maria Ivatônia é a relatora.

O processo foi impetrado pela Academia Concept, localizada em Sobradinho. “O pedido é para que a academia tenha o direito de exercer o ofício, de abrir para que os usuários possam ser atendidos e fortaleçam a sua saúde. Sabemos que a atividade física melhora a imunidade do cidadão”, disse à coluna Grande Angular a advogada da empresa, Núbia Rodrigues, do escritório Bayma e Fernandes Advogados Associados.

O lockdown está em vigor na capital do país desde a madrugada do último domingo (28/2), impedindo o funcionamento de atividades não essenciais, como as academias. A medida foi tomada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) após os leitos de UTI alcançarem índice de ocupação próximo a 100%. Caso haja a abertura de mais unidades e a taxa de contaminação cair, o governo local pode liberar parte do comércio, incluindo as academias, a partir da semana que vem.

A advogada questionou o fato de parques continuarem abertos: “Nos parques, não há o mesmo controle de aglomeração que haveria dentro de academia, higienização dos equipamentos e uso de máscara”. Ela argumentou que a empresa cumpre todos os protocolos definidos para evitar a proliferação do vírus em suas instalações. Na avaliação de Núbia, se a resposta da Justiça for positiva para a Concept, abre-se precedente para outras unidades do setor voltarem a abrir as portas.

Falência

Reportagem publicada pela coluna Janela Indiscreta, nesta quarta-feira (3/3), revelou a previsão do Sindicato das Academias do Distrito Federal de que 300 estabelecimentos vão fechar definitivamente, caso as atuais medidas restritivas sejam mantidas.

“Isso é muito triste para nós, pois perderemos ambientes de cuidado com a população, meios que podem tratar e combater o coronavírus na capital do país”, afirmou a presidente do sindicato, Thais Yeleni. A categoria vai discutir, em assembleia extraordinária, demissões em massa nas academias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?