Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Grande Angular

Deputado federal mais votado da Bahia aciona MP contra prefeito de Salvador

Pastor Sargento Isidório pede investigação sobre retenção de ônibus no segundo turno e alega que a medida dificultou o acesso de eleitores

28/10/2026 14:01
Igo Estrela/Metrópoles
Deputado Pastor Isidório

Deputado federal mais votado da Bahia nas eleições de 2026, Pastor Sargento Isidório (Avante) acionou, nesta terça-feira (27/10), o Ministério Público contra o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), o secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, e representantes das empresas de transporte público.

O parlamentar pede investigação sobre a retenção de ônibus nas garagens durante o segundo turno presidencial, no domingo (25/10).

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Na notícia de fato, Isidório afirma que a frota em circulação na capital baiana caiu mais de 50% em relação aos dias úteis e que pelo menos 75 ônibus ficaram impedidos de sair das garagens. Segundo a petição, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Mobilidade justificaram a retenção pela presença de adesivos alusivos ao candidato Lula nos veículos.

O deputado sustenta que a medida prejudicou o deslocamento de eleitores, especialmente em bairros periféricos, onde teriam ocorrido filas e superlotação nos pontos de embarque e terminais de integração.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande Angular

Na petição, Isidório afirma que a retenção dos veículos foi usada para dificultar o comparecimento às urnas.

“A diminuição abrupta e forçada de metade dos ônibus de Salvador, mantendo veículos retidos em garagens sob o pretexto de propaganda irregular, configura descumprimento frontal do preceito fundamental consolidado pela Suprema Corte.”

O parlamentar pede que o Ministério Público investigue possíveis crimes eleitorais e atos de improbidade administrativa. Também solicita registros de GPS, ordens de serviço, cancelamentos de viagens e escalas dos ônibus em 25 de outubro para esclarecer a extensão da redução da frota e a responsabilidade dos envolvidos.

Isidório requer ainda cópia integral do procedimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) relacionado à ordem de recomposição da frota. Caso as apurações encontrem elementos suficientes, pede o ajuizamento de ações criminais e civis contra os responsáveis.

Isidório foi eleito com 248.147 votos, liderando o ranking dos 39 deputados federais eleitos pela Bahia, estado em que Lula (PT) venceu em 413 dos 417 municípios.

Deputado federal mais votado da Bahia aciona MP contra prefeito de Salvador