metropoles.com

Luva de Pedreiro pode ser vítima da síndrome de burnout

Especialista explica que essa doença causa esgotamento emocional, exaustão mental extrema, estresse e até colapso físico

atualizado

Compartilhar notícia

Repodução Instagram
luva
1 de 1 luva - Foto: Repodução Instagram

Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, resolveu dar um tempo na carreia, como publicado na coluna de Leo Dias, aqui no Metrópoles. Apagou os seus vídeos e, como numa espécie de “pedido de ajuda”, disse que quer de volta a sua vida normal.

O Luva de Pedreiro foi, sem dúvida, um dos maiores fenômenos da internet. O quase adolescente que ganhou milhões e milhões de seguidores, em pouquíssimo tempo conviveu com a fama, o sucesso, o dinheiro, a traição e a decepção. Foi uma enorme pressão.

Eloisa Matsuda, psicóloga paulista formada na Unip, identifica, a priori, que Iran Ferreira pode ser vítima da “Síndrome de Burnout”, um esgotamento emocional que apresenta sintomas como exaustão mental extrema, estresse e colapso físico. Uma doença capaz de causar desequilíbrio na vida pessoal de qualquer pessoa. O nosso Luva pode ser uma das vítimas.

A causa para esse problema , segundo especialistas, vem diretamente do excesso de trabalho, situações desgastantes de competitividade ou responsabilidade e o consumo de informações negativas. Quem sofre com o Burnout pode desenvolver outras doenças psicológicas, como depressão e ansiedade.

Dessa forma, parece bastante sensato que o próprio Iran tenha decidido “dar um tempo” em suas atividades de influencer. Nesta segunda-feira (12/9), ele deu entrada em um hospital com dor no corpo, febre e coriza. Foi diagnosticado com inflamação na garganta. Ao receber o parecer do médico, Iran entendeu que precisava dar uma pausa para descansar.

“Ele tem trabalhado demais em sets de gravação e também para um projeto que envolve a Copa do Mundo. Por isso resolveu dar umas semanas de descanso das redes sociais, mas vai cumprir com todas as obrigações dele”, disse Mozyr Sampaio, agente do Luva de Pedreiro.

Os psicólogos ouvidos pela coluna disseram que  o tratamento sintomático das queixas físicas e a psicoterapia para tratar as questões e conflitos emocionais, são essenciais no início do quadro.

“O stress psicológico causado por pressões excessivas  e cobranças acabam somando no paciente também problemas físicos. Dar uma pausa, cuidar do psicológico e da saúde física permitirão certamente a recuperação”, conclui e dra. Eloisa.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?