Fábia Oliveira

PT tem nova derrota em processo contra Jojo Todynho

A coluna descobriu que a Justiça negou um recurso do Partido dos Trabalhadores na ação movida contra a influenciadora digital; saiba mais

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
Jojo Todynho volta a falar sobre futuro nas eleições: "Liberdade" - Metrópoles
1 de 1 Jojo Todynho volta a falar sobre futuro nas eleições: "Liberdade" - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

A coluna Fábia Oliveira descobriu que a Justiça negou um recurso do Partido dos Trabalhadores (PT) na ação movida contra Jojo Todynho. O ocorrido marca mais uma derrota do partido no caso, que teve início em 2023 após a cantora afirmar, em uma entrevista, que teria recebido uma proposta milionária para apoiar a então candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

Como já revelado por esta coluna, em 16 de fevereiro o juiz Fernando Augusto Andrade Conceição, da 14ª Vara Criminal da Barra Funda, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), rejeitou a queixa-crime apresentada pelo partido contra a famosa. Em seguida, o PT apresentou um recurso para tentar reverter a decisão.

Recurso negado

Em 29 de maio, o recurso do PT foi negado. Segundo o voto do relator, a queixa apresentada pelo Partido dos Trabalhadores era deficitária, uma vez que a influenciadora digital não teria identificado quem lhe fez a oferta, deixando “em aberto” o sujeito passivo de sua fala.

A decisão diz, ainda, que não foi evidenciada ofensa concreta ao partido. Isso porque Jojo Todynho não descreveu qualquer prática criminosa, limitando-se a afirmar que a proposta envolvia o “ato de fazer campanha eleitoral”.

PT tem nova derrota em processo contra Jojo Todynho - destaque galeria
7 imagens
Jojo Todynho
Jojo Todynho
Jojo Todynho
Jojo Todynho
Jojo Todynho.
Jojo Todynho posa séria para as redes sociais
1 de 7

Jojo Todynho posa séria para as redes sociais

Instagram/Reprodução
Jojo Todynho
2 de 7

Jojo Todynho

Reprodução/Redes sociais
Jojo Todynho
3 de 7

Jojo Todynho

Reprodução/Redes sociais.
Jojo Todynho
4 de 7

Jojo Todynho

Reprodução/Instagram
Jojo Todynho
5 de 7

Jojo Todynho

Reprodução/Instagram
Jojo Todynho.
6 de 7

Jojo Todynho.

Reprodução/Redes sociais.
Jojo Todynho posa de look preto, óculos e cabelos presos
7 de 7

Jojo Todynho posa de look preto, óculos e cabelos presos

Instagram/Reprodução

Segundo o relator, a narrativa do Partido dos Trabalhadores é genérica e insuficiente para justificar uma ação penal contra a famosa. O desembargador afirmou que o direito exige precisão, e não deve se fundamentar em suposições. Por fim, a decisão observa que as falas de Jojo Todynho deram-se em terreno de debate público e político, no qual a liberdade de expressão possui papel de relevância.

Relembre o caso

A briga começou em 2023, quando Jojo Todynho afirmou, durante uma entrevista, que teria recebido uma proposta de R$ 1,5 milhão para apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ela, o contato ocorreu inicialmente por telefone e foi formalizado apenas durante um almoço. O PT, por sua vez, negou as acusações e sustentou que as declarações eram falsas e prejudicam a imagem do partido.

Após uma briga judicial, o juiz Fernando Augusto Andrade Conceição rejeitou liminarmente a queixa-crime apresentada pelo partido. O magistrado entendeu que a ação movida pelo PT não possui justa causa. O juiz ainda condenou o Partido dos Trabalhadores ao pagamento das custas processuais, bem como ao pagamento de honorários de sucumbência de R$ 10 mil aos advogados de Jojo Todynho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações