metropoles.com

Preços dos carros mais vendidos subiram até 20% em 10 meses 

O Jeep Renegade, por exemplo, foi o modelo com maior reajuste: 19,35%. O Chevrolet Onix, por sua vez, teve a menor média de aumento

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

A produção de veículos no Brasil cresceu 55,5% nos cinco primeiros meses de 2021, quando se compara o mesmo período do ano passado. E mais: em maio do ano passado, foram produzidas ínfimos 43,1 mil unidades. No mês passado, a indústria conseguiu pôr no mercado um volume 347,6% superior, segundo a Anfavea, a associação dos fabricantes. O problema é que os preços também seguem o mesmo caminho de alta. E podem subir ainda mais com o custo da energia das termelétricas.

Por exemplo: a Kelley Blue Book Brasil, especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados, calculou a variação média dos preços dos 10 carros mais vendidos nos últimos 10 meses e descobriu que, de toda a lista, apenas dois modelos tiveram reajustes abaixo dos 10% no período. 

 

Seguindo o ranking de emplacamentos acumulado de 2021 da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias, a KBB Brasil aferiu o preço 0km médio (somando os preços de todas as versões de cada modelo e dividindo o valor pela quantidade de versões de cada um) dos 10 modelos mais vendidos em setembro de 2020. Então, os comparou com o mês de junho deste ano, usando a mesma metodologia de apuração. Vale destacar que foram considerados apenas os preços referentes aos anos modelos 2021 de cada veículo.  

Por este cálculo, a KBB Brasil apurou que nos últimos 10 meses, o Jeep Renegade foi o carro com a maior média de reajuste de preços dentre os 10 mais vendidos, de 19,35%. Na outra ponta, o Chevrolet Onix foi o modelo com a menor média de aumento da lista, com 5,71% de variação.  

A KBB Brasil usa tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por algoritmo alimentado semanalmente a partir de uma base de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?