metropoles.com

Vegetal popular reduz a pressão arterial e mantém o cérebro mais jovem

Segundo o médico Michael Mosley, esse vegetal tem qualidades que “mudam vidas”, entre elas a redução da pressão arterial e da inflamação

atualizado

Compartilhar notícia

Fcafotodigital/Getty Images
Foto colorida de vegetais, a exemplo de cenoura, nabo, pepino, berinjela, pimentão, cebola, couve e abóbora - Metrópoles - risco Alzheimer
1 de 1 Foto colorida de vegetais, a exemplo de cenoura, nabo, pepino, berinjela, pimentão, cebola, couve e abóbora - Metrópoles - risco Alzheimer - Foto: Fcafotodigital/Getty Images

Um vegetal “potente” e popular tem qualidades que “mudam vidas”, segundo o médico Michael Mosley. De acordo com o expert, a beterraba ajuda a reduzir a pressão arterial, a inflamação e também melhora o condicionamento físico — sem falar que pode manter o cérebro mais jovem.  

Em seu programa Secrets Of Your Big Shop, no Channel 4, Mosley explicou que os vegetais terrosos, como a beterraba, são repletos de nitratos que o corpo humano converte em ácido nítrico. Isso causa a expansão dos vasos sanguíneos, ajuda a levar o fluxo sanguíneo para todas as extremidades e também pode reduzir a pressão arterial, contribuindo para um menor risco de ataque cardíaco ou derrame.

imagem colorida copo de vidro com suco de beterraba - Metrópoles
De acordo com o médico Michael Mosley, a beterraba é um vegetal “potente” e popular, com qualidades que “mudam vidas”

“Ame ou odeie, esta potência roxa demonstrou em ensaios clínicos ser uma forma eficaz de reduzir a pressão arterial e também melhorar o desempenho atlético. Também contém antioxidantes que reduzem a inflamação, tornando-o ideal para qualquer pessoa preocupada com a saúde do coração”, afirmou o guru da dieta e da saúde, como é conhecido. 

Ainda conforme o guru, estudos científicos comprovam a eficácia do alimento. “Um estudo descobriu que apenas algumas semanas comendo algumas beterrabas por dia levaram a uma queda na pressão arterial média de cerca de cinco milímetros de mercúrio. Se mantido, isso é suficiente para reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco em 10 por cento”, detalhou. 

Ao aumentar o fluxo sanguíneo para todas as extremidades do corpo, as substâncias da beterraba também atingem áreas cruciais do cérebro. “Um estudo descobriu que combinar suco de beterraba com exercícios pode aumentar a conectividade em áreas do cérebro que controlam seus movimentos. Eles descobriram que aqueles que se exercitavam e bebiam suco de beterraba exibiam redes cerebrais motoras ativas que se assemelhavam mais às dos adultos mais jovens. Então, beber suco de beterraba pode realmente ajudar a manter seu cérebro mais jovem”.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?