metropoles.com

Revelados! Saiba os “segredos” do casamento de Diana e Charles

Em recordação às quatro décadas do grande casamento, confira alguns detalhes que você, provavelmente, não sabe sobre o enlace

atualizado

Compartilhar notícia

Anwar Hussein/Getty Images
Prince Charles Marries Lady Diana Spencer
1 de 1 Prince Charles Marries Lady Diana Spencer - Foto: Anwar Hussein/Getty Images

Há exatamente 40 anos, o príncipe Charles e a princesa Diana subiram ao altar em uma cerimônia assistida por 750 milhões de pessoas do mundo todo, no que parecia ser um conto de fadas. Na verdade, a narrativa do casal mais famoso da história se tornou uma tremenda dor de cabeça para todos os lados.

Onze anos após o enlace, depois da chegada de William e Harry, o casal anunciou a separação. Eles se divorciaram em 1996, apenas um ano antes da trágica morte de Diana. Em recordação às quatro décadas do grande casamento, o jornal britânico Mirror listou alguns detalhes que você, provavelmente, não sabe sobre a cerimônia.

Confira:

Na noite anterior ao casamento, Charles enviou um bilhete secreto à Diana

De acordo com o veículo, a princesa estava nervosa com o dia em que subiria ao altar. Para aliviar as tensões, Charles mandou uma nota secreta e lhe ofereceu um conselho doce. “Na noite anterior ao casamento, Diana passou na Clarence House com sua irmã Jane. Ele lhe enviou um bilhete, junto com um anel de sinete que trazia as penas do príncipe de Gales. Ele escreveu: ‘Estou tão orgulhoso de você, e, quando você subir ao altar, estarei lá. Basta olhar nos olhos e nocauteá-los’”, afirmou a autora real Penny Junor.

Princesa Diana e príncipe Charles
O casamento de Diana e Charles foi conturbado. Eles se divorciaram em 1996

A especialista também disse que o príncipe acreditava que o casamento foi um erro, mas sabia que era tarde demais para desistir. A princesa, por sua vez, ficou mal-humorada e chorosa no período que antecedeu seu enlace. “Charles não estava convencido de que estava fazendo a coisa certa ao se casar com Diana, mas não havia saída e, amparado pela esperança de que as coisas seriam diferentes depois que eles se casassem, ele colocou uma face corajosa nisso”, declarou Penny Junor.

Charles e Diana sabiam que o casamento era um erro

Embora o filho da rainha Elizabeth tenha demonstrado apoio à noiva, ele também a deixou arrasada depois de fazer uma confissão na noite anterior ao casamento, visto que ele “não queria entrar no casamento com uma falsa promessa”. Segundo a astróloga de Diana, Penny Thornton, o príncipe disse a ela que não a amava. “Acho que Charles não queria ir ao casamento com base em uma premissa falsa. Ele queria acertar as contas com ela e foi devastador para Diana”, comentou no documentário The Diana Interview: Revenge Of A Princess.

De acordo com a fonte, a princesa não queria casar e pensou até em não comparecer à cerimônia.

Princesa Diana e príncipe Charles
O relacionamento foi marcado por traições e polêmicas

Mas Charles não era o único com dúvidas. A princesa também se questionou e comentou sobre isso com suas irmãs, antes do enlace. Quem afirma é o autor de Diana: Her True Story, Andrew Morton. Segundo ele, Lady Di falou que não poderia se casar com ele. “Não posso fazer isso, isso é absolutamente inacreditável”, suplicou a mãe de William e Harry.

Diana estava animada com o grande dia

Apesar de todas as incertezas e inseguranças, Diana proferiu estar animada na noite anterior ao casamento. De acordo com o livro The Diana Chronicles, escrito pela ex-editora da Vanity Fair, Tina Brown, para liberar suas emoções, ela pegou uma bicicleta, andou em círculos e cantou: “Vou me casar com o príncipe de Gales amanhã!”.

A fonte explicou que, sem conseguir descansar, a futura princesa desceu para falar com o ex-mordomo da rainha-mãe, William Tallon, também conhecido como Backstairs Billy, e para pegar uma bebida. No caminho, ela avistou uma bicicleta no canto da sala e pulou nela, antes de andar em círculos e tocar a campainha, enquanto cantava.

Diana
Diana faleceu em 1997, após sofrer um acidente de carro
Noiva com dois vestidos

Muito se fala sobre o vestido de noiva de Lady Di. Certamente, esse foi um dos detalhes mais comentados na época. Quem ficou responsável por desenhar o modelito foram os jovens designers David e Elizabeth Emanuel, que fizeram de tudo para garantir que ele permanecesse em segredo até o grande dia.

O casal até destruiu seus esboços logo depois de serem mostrados a Diana, para se certificar de que nunca cairiam nas mãos erradas. E, caso o desenho acabasse vazando, eles fizeram um vestido reserva. “Na época, queríamos ter certeza absoluta de que o vestido era uma surpresa”, relatou David Emanuel à People.

Vestido de noiva da princesa Diana
Lady Di se casou com o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico

A princesa não chegou a ver o segundo vestido, feito no mesmo tecido que o primeiro, e com babados no pescoço.

Diana e seus dois buquês

Além de dois vestidos, Lady Di também mandou fazer dois buquês para o grande dia. De acordo com um documentário, ela queria que um fosse colocado na Tumba do Guerreiro Desconhecido, na Abadia de Westminster.

O florista David Longman, encarregado das flores no casamento de 1981, comunicou ao The Wedding of the Century que Diana era muito fácil de lidar. “Ela não era particularmente exigente. Sempre foi charmosa”, pronunciou.

Casamento da princesa Diana e do príncipe Charles
Diana e Charles se casaram em 1981
Detalhe gravado nos sapatos

Outro apetrecho que traz revelações são os sapatos da princesa usados no dia de seu enlace. Eles receberam 542 lantejoulas e 132 pérolas, mas, sob os pequenos saltos, a falecida princesa reservava uma mensagem oculta: um C e um D, pequenos, pintados. As iniciais representavam os nomes dos noivos.

Os sapatos de casamento levaram seis meses para serem produzidos, e foram criados pelo famoso sapateiro Clive Shilton. “Ninguém sequer viu a sola, mas era importante para nós que parecessem fantásticos. Você teria visto muito mais deles se ela tivesse tropeçado”, declarou Clive ao Daily Mail.

Sapato da princesa Diana usado em seu casamento
Sapato da princesa Diana, usado no casamento dela
Diana se sentiu como um cordeiro no matadouro ao ver Camilla em seu casamento

Anteriormente ao casório, Diana estava atenta e preocupada com o relacionamento de seu noivo com a ex-namorada, Camilla Parker Bowles. Poucos dias antes de fazer seus votos, a princesa encontrou uma pulseira gravada com as letras G e F, que significavam Gladys e Fred, os apelidos que Charles e Camilla usavam um para o outro. Quando o grande dia finalmente chegou, ela se sentiu inquieta ao ver Camilla sentada em um dos bancos da Catedral de São Paulo.

“Diana me disse, muito mais tarde, em uma de nossas conversas privadas, que ela se sentiu como um cordeiro no matadouro enquanto caminhava pelo corredor, o que foi muito triste”, revelou a especialista real Jenny Bond, no documentário Charles e Camilla: King and Queen in Waiting. “Acho que ela sabia que as coisas não estavam bem e, quando viu Camilla na congregação, ficou imediatamente preocupada com isso”, acrescentou.

Camilla Parker-Bowles
Camilla Parker-Bowles, atual mulher do príncipe Charles

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações