metropoles.com

Príncipe Andrew tentou expulsar Charles da linha de sucessão ao trono

A treta dos irmãos é antiga, e vem desde a morte da princesa Diana. Os príncipes Andrew e Charles são filhos da rainha Elizabeth, de 95 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Tolga Akmen – WPA Pool/Getty Images
Príncipe Charles
1 de 1 Príncipe Charles - Foto: Tolga Akmen – WPA Pool/Getty Images

Irmãos ou rivais? A rixa entre os príncipes Charles e Andrew não começou após a acusação de que o duque de York havia abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma das vítimas do esquema de exploração de Jeffrey Epstein. Conforme publicou o tabloide Express, o pai das princesas Eugenie e Beatrice tentou tirar da linha de sucessão o herdeiro direto do trono britânico.

Em entrevista ao The Daily Beast, o autor Nigel Cawthorne revelou que Andrew tentou se posicionar como regente do príncipe William, com a finalidade de tirar Charles da linha de sucessão. O duque de York mexeu os pauzinhos quando a princesa Diana morreu, em 1997. De acordo com o escritor, o atrito entre os filhos da rainha Elizabeth persiste até os dias atuais, por esse motivo.

0

“Em 1997, Andrew supostamente propôs que ele se tornasse o regente do príncipe William, caso o menino precisasse de um”, destacou o autor. À época, o filho de Diana e Charles tinha 14 anos. Cawthorne acrescentou: “Embora a história nunca tenha sido completamente confirmada, nas semanas após a morte da princesa Diana, a família real estava preocupada com a enorme repercussão negativa que receberia como resultado”.

Segundo o escritor, o receio dos integrantes da realeza com a monarquia ganhou grandes proporções. “Essa preocupação foi especialmente centrada no príncipe Charles, de quem o público começou a desconfiar após as revelações de seu caso com Camilla Parker-Bowles”, recordou o expert. Foi nesse período que começaram os rumores sobre a possibilidade de o herdeiro do trono abdicar do futuro papel.

Rainha Elizabeth e príncipe Andrew
A acusação contra o príncipe Andrew é um dos maiores escândalos da realeza britânica

“Foi especulado que Charles poderia optar por não se tornar rei após a morte de sua mãe, preferindo passar a coroa diretamente ao filho, William, então adolescente. Muitos se perguntavam quem governaria, no caso de William ainda ser menor de idade no momento da morte da avó”, sustentou o escritor. Diante do burburinho, Andrew viu uma abertura para sua ascensão ao comando da Coroa.

Nigel Cawthorne alega que Andrew tentou tirar Charles do caminho durante o escândalo de Diana. À época, a popularidade do herdeiro direto do trono despencou. “Andrew pressionou o palácio para instalá-lo como regente de William. Isso criou atrito entre eles, que persiste até hoje”, salientou. Vale trazer à tona os recentes capítulos da treta entre os irmãos.

Acusado de abuso sexual, Andrew teve os títulos e patrocínios reais retirados pela mãe, a rainha Elizabeth, no início de janeiro. Conforme frisaram fontes, o príncipe Charles atuou, nos bastidores, para a monarca destituir o duque de York dos status da realeza. Inclusive, o herdeiro do trono britânico quis expulsar o irmão da propriedade da rainha, em Windsor. O clima de tensão entre os dois está elevado.

Dois homem em fila. Eles usam trajes miliitares
Os irmãos estão em “guerra”

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações