“Princesa triste”, Charlene faz 45 anos em meio a situação inesperada
A princesa Charlene de Mônaco festeja 45 anos nesta quarta-feira (25/1). Ela é casada com o príncipe Albert
atualizado
Compartilhar notícia

Nesta quarta-feira (25/1), Charlene de Mônaco completa 45 anos. “Rainha” de Mônaco, ela é descrita pela imprensa espanhola como “princesa triste” por conta da pose séria e de alguns acontecimentos recentes. Nos últimos dois anos, a ex-nadadora olímpica sofreu com graves problemas de saúde a ponto de quase morrer em uma cirurgia e precisar se ausentar da vida pública.
No dia de seu aniversário, a mídia especula que mãe de Jacques e Gabriella, ambos de 8 anos, voltou a sofrer com doenças, além de seu marido, o príncipe Albert, testar positivo para a Covid-19.
No domingo (22/1), Albert levou os gêmeos ao Festival Internacional de Circo de Monte Carlo. Na ocasião, a princesa não acompanhou o marido e os filhos.
A falta da ex-nadadora deixou a imprensa europeia em alerta. “A foto de família tornou a ausência de Charlene mais proeminente, o que gerou preocupações com sua saúde”, escreveu o portal britânico Express. Com as hipóteses sobre a o estado de aniversariante do dia ganhando força, uma especialista real pôs fim aos rumores.

Charlene com os dois herdeiros, os gêmeos Jacques e Gabriella, de 8 anos David Niviere/PLS Pool/Getty Images

Charlene atuou como nadadora olímpica @@grimaldicasiraghi/Instagram/Reprodução

Antes de se tornar princesa, ela era conhecida como Charlene Wittstock Richard Shorey/Sunday Times/Gallo Images via Getty Images

A jovem foi criada na África do Sul LEGRAND/Gamma-Rapho via Getty Images

Princesa Charlene Kevork Djansezian/Getty Images for Palais Princier de Monaco

Clique do casal em 2006 Pascal Le Segretain/Getty Images

Charlene aprendeu a nadar aos 3 anos Michelly Rall/WireImage/Getty Images

Os namorados em um evento esportivo, em 2007 Tertius Pickard/Gallo Images/Getty Images

Eles selaram a união em 2011 Venturelli/WireImage/Getty Images

Príncipe Albert, princesa Charlene e Nelson Mandela Pascal Le Segretain/Getty Images

Charlene e Albert com os dois filhos na África do Sul @hshprincesscharlene/Reprodução/Instagram

Charlene foi à África do Sul fazer uma campanha em prol da vida selvagem @hshprincesscharlene/Reprodução/Instagram
Editora do portal europeu Royal Central, Brittani Berger garantiu que a princesa está bem. “[Ela] tentou acalmar os temores de saúde após o evento do circo, relatando que Charlene raramente comparecia ao evento antes de sua doença ou da pandemia”, destacou o Express. Em 2021, a ex-nadadora enfrentou uma infecção otorrinolaringológica e teve de passar por três operações. Em uma das cirurgias, ela quase morreu e ficou exilada na África do Sul, para onde tinha viajado antes da doença ficar gravíssima.

Covid-19
Após Berger colocar um ponto-final nas especulações sobre o estado de saúde de Charlene, veio à tona o diagnóstico positivo do príncipe Albert para a Covid-19 nessa terça-feira (24/1), um dia antes da princesa comemorar 45 anos. O chefe de Estado de Mônaco testou positivo para o novo coronavírus pela terceira vez. Conforme comunicado lançado pela Casa Real do principado, o líder da monarquia “não apresenta sintomas e está trabalhando da residência”. Ele tem 64 anos.
Por conta do diagnóstico, Albert precisou cancelar compromissos oficiais para os próximos dias. Até então, o palácio não divulgou se Charlene está ou não com Covid-19. A conta oficial do príncipe no Instagram não fez publicações para homenagear a ex-nadadora olímpica pela chegada dos 45 anos.

Curiosidades
A Coluna Claudia Meireles acompanha os passos de Charlene. Abaixo, confira seis curiosidades da vida da princesa, considerada uma das mais importantes e atuantes na Europa.
1. Charlene nasceu no Zimbábue, mas foi criada na África do Sul.
2. Antes de integrar a realeza de Mônaco, a então nadadora representou a África do Sul nas Olimpíadas de Sidney, na Austrália, em 2000. Ela deu as primeiras braçadas aos 3 anos.

3. Em 2022, a princesa enfrentou uma infecção debilitante que abrangeu ouvido, nariz e garganta.
4. Ativista, Charlene comanda uma fundação homônima, focada em salvar vidas. Com a iniciativa, ela visa “desenvolver a educação das crianças por meio dos valores do esporte”.
5. Outra causa que a princesa adotou e não mede esforços para apoiar envolve a proteção de espécies selvagens ameaçadas de extinção, a exemplo do rinoceronte africano.
6. A princesa dá destaque aos projetos artistas sul-africanos.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.