Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Praia da Ferradura: descubra onde os famosos vão para relaxar e se isolar

Praia de Búzios, a Ferradura voltará a receber turistas neste sábado. Os visitantes terão de apresentar um QR Code na entrada da cidade

atualizado 31/08/2020 16:48

Praia da FerraduraReprodução

“O que é que Búzios tem?” A pergunta poderia, literalmente, ser respondida por uma ilustre visitante, a atriz Brigitte Bardot. A artista francesa viveu dias sabáticos na cidade carioca em 1964. Foi apenas a primeira de muitas idas ao local paradisíaco. A presença dela transformou o lugar pouco badalado no destino favorito da alta sociedade brasileira. Águas cristalinas, areia branca e vegetação intocável somam-se às experiências vividas nos hotéis, passeios e espaços gastronômicos de temperos únicos.

Já que, por enquanto, não dá para carimbar o passaporte rumo a um destino internacional, o município batizado de Armação de Búzios surge como opção de viagem. O paraíso carioca voltará a abrir as “portas” neste sábado (1º/8), após fechar os acessos em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a suspensão das atividades não essenciais em março, os turistas aguardam ansiosos para fazer as malas e desfrutar do lugar com atmosfera descolada e toque de sofisticação.

Com 341 casos confirmados de Covid-19 e nove mortes, segundo boletim publicado nessa quinta-feira (30/7), a cidade precisou adequar-se aos protocolos de segurança. Os primeiros turistas a passarem pela entrada terão de apresentar um QR Code nas barreiras sanitárias. O código digital será emitido pelos estabelecimentos locais, como hotéis, pousadas e restaurantes.

Praia da Ferradura
Praia da Ferradura

O fato de ser uma península faz com que Búzios tenha uma variedade de praias. De acordo com o portal da prefeitura, são 25, ao todo. Independentemente se já fez um tour pela cidade ou pretende ir em breve, um cantinho que merece a visita é a Praia da Ferradura, fechada até o último dia 20.

Como o próprio nome diz, a Praia da Ferradura tem o formato inconfundível da peça em semicírculo. Com mais de 1 quilômetro de extensão de areia, o endereço atrai famílias devido às águas calmas e transparentes, perfeitas para a criançada banhar no mar. Quem costuma levar os dois filhos ao local é a atriz Juliana Paes. Quando está nas redondezas, a musa aproveita e renova o bronzeado.

Distante uma média de 1,5 quilômetros do centro de Búzios, a praia tem outra fã de carteirinha, a atriz Carolina Dieckmann. A artista não esconde o amor que sente pelo paraíso, onde passou bons momentos da infância, foi chamada para ser modelo e elege como ambiente de descanso. “Búzios, sua linda, que bom ser parte de você. Não importa quão longe eu vá, você sempre estará comigo”, escreveu a atriz em postagem no Instagram.

Guilhermina e Mina Guinle
Guilhermina Guinle e a filha, Mina, em passeio na Praia da Ferradura

A Praia da Ferradura é considerada um polo hoteleiro de Búzios, mas os estabelecimentos não encontram-se fixados nas areias. A orla está totalmente ocupada por casas de veraneio de empresários e celebridades. Algumas mansões ultrapassam a marca dos R$ 10 milhões, como a que pertence à modelo Luma de Oliveira. São vizinhos da icônica musa de carnaval a atriz Guilhermina Guinle e o diretor Wolf Maya.

Quando foi decretada a quarentena, Wolf logo pensou em passar o período no casarão aconchegante. Não foi só o diretor goiano que teve a ideia de curtir o distanciamento social com direito à maresia e paisagem exuberante. Ao saber do confinamento domiciliar, os cariocas com imóveis em Búzios deslocaram-se para o destino por terra ou pelos céus, a bordo de helicópteros. Com a fama de atrair famosos e poderosos, o município conta com vários helipontos.

“Gosto de ir de carro, porque a estrada é gostosa. Mas, nos feriados, prefiro ir de helicóptero para evitar o trânsito”, contou Luma de Oliveira à Isto É. Distante 176 quilômetros, o percurso de carro entre a Cidade Maravilhosa e Armação de Búzios dura mais de 2h30. Pelos ares, o tempo de viagem reduz por mais da metade, 1h20. Em feriados, as aeronaves protagonizam o céu da cidade, que vão e voltam do Rio de Janeiro.

Juliana Paes
Juliana Paes de férias em Búzios rumo à Praia da Ferradura
Luma de Oliveira na Praia da Ferradura
Luma de Oliveira na Praia da Ferradura

A partir deste sábado (1º/8), não serão somente os moradores que poderão apreciar as maravilhas do refúgio, situado na Região dos Lagos, e colocar os pés nas águas refrescantes da Praia da Ferradura. Se o recanto carioca ainda não está anotado na sua lista de futuros destinos, a coluna Claudia Meireles te mostrará alguns endereços que te farão mudar de ideia e desejar teletransportar-se para Búzios, mais precisamente à badalada praia.

Insólito Boutique Hotel & Spa

A prestigiada hospedagem com acesso direto à Praia da Ferradura responde por Insólito Boutique Hotel & Spa. O endereço tem reconhecimento mundial pelos serviços oferecidos. Ganhou o prêmio World Travel Award e emplacou o nome no guia de viagem de luxo da Condé Nast Johansens, na categoria excelência de hotel de praia da América do Sul.

Com seis opções de suítes (incluindo uma criada especialmente para lua de mel), o Insólito vai além da estadia. O hotel-boutique busca proporcionar aos hóspedes a experiência de acomodação dos sonhos e aproveita para homenagear a cultura brasileira. Autênticos, os quartos fazem referência à músicas, artistas e obras nacionais. Tarsila do Amaral, Cecília Meireles e Caetano Veloso estão entre as personalidades homenageadas nas paredes dos aposentos.

0

A decoração traz detalhes feitos à mão a pedido da proprietária, a advogada francesa Emmanuelle Meeus de Clermont Tonnerre. Ela transformou a casa de veraneio do marido, o empresário Philippe Meeus, em um hotel confortável, charmoso e com personalidade, conforme define o empreendimento com paisagismo de Anouck Barcat e Maneco Quinderé.

Casa para aluguel

Quem prefere viver dias maravilhosos somente na companhia da família pode apostar em alugar uma casa na Praia da Ferradura. Se o grupo for de até 18 pessoas, a melhor opção é a mansão “pé na areia” da proprietária Valéria Braga. A dona e a filha, a marchand Alessandra Monteiro de Carvalho (conhecida como Bubu) batizaram o lugar de Vila Ferradura. Com vista de tirar o fôlego, a residência de 1 mil metros quadrados e dispõe de sete suítes.

Cada quarto tem uma cor distinta para diferenciar os cômodos. Roxo, verde e rosa estão entre as tonalidades usadas. Os tons combinam com os mobiliários da decoração em estilo rústico. Boas notícias aos pais de pet: o endereço aceita bichinhos de estimação.

0

Os atrativos não param por aí. A piscina que contorna a sala integrando o jardim externo e interno promete deixar os visitantes boquiabertos. Atenciosa, Alessandra deixa a casa preparada para receber os novos (ou fiéis) hóspedes. Lençol 300 fios e brinquedos infantis também compõem o convidativo aposento, além do simpático casal de caseiros. Eles estão à disposição para propor ao hóspede uma experiência gastronômica singular e ajudar em qualquer necessidade.

Rua das Pedras

Polo de entretenimento, a Rua das Pedras é outro endereço badalado do paraíso das águas por atrair uma multidão de turistas devido ao clima elegante e charmoso. Embora tenha apenas 600 metros reservados à circulação de pedestres, a avenida engloba quarteirões ao redor do curto trecho, formado por restaurantes, bares, cafés, hotéis e lojas conhecidas. A área parece um verdadeiro shopping a céu aberto por reunir gente bonita, música de qualidade e opções para diversão.

Caso pretenda hospedar-se na Praia da Ferradura e desejar fazer umas comprinhas na Rua das Pedras, a distância entre ambas é de 2,5 quilômetros. Quase impossível não cair em tentação nas lojas locais e famosas, como Farm, Osklen, Havaianas e Chilli Beans. Também é regra trazer na mala artesanatos para decorar o lar ou presentear os amigos.

0
Bar do Zé

Na hora que a fome der os primeiros sinais, Búzios dispõe de ótimas opções gastronômicas. Dentre as apetitosas alternativas, o Bar do Zé firma-se como parada indispensável. Fixada na Orla Bardot, a casa de sabores fica a poucos metros da pulsante Rua das Pedras. A ideia é esticar no restaurante após o dia de compras.

Inaugurado em 2001, o point de ar praiano tem como especialidade a cozinha mediterrânea. Aberto para almoço ou jantar, o Bar do Zé traz pratos à base de frutos do mar no cardápio. Os risotos costumam agradar aos mais diversos paladares, como o de camarão com queijo brie, aspargos e azeite de trufas. O menu inclui massas, carnes, saladas e sobremesas de dar água na boca.

Com vista para o mar, elementos de palha, iluminação de velas e móveis de madeira, o Bar do Zé fica como sugestão a quem ama assistir ao pôr do sol. “Inesquecível” é uma palavra frequentemente dita pelos visitantes ao contemplar o momento nas mesas fixadas nas calçadas. O acolhedor espaço foi criado pelo surfista e empresário Estevão Mello, mais conhecido por Zé. O proprietário faz questão de recepcionar os clientes com um sorriso no rosto e alegria contagiante.

0
Casas Brancas Boutique Hotel & Spa

Com localização privilegiada, a hospedagem fica na Orla Bardot (em homenagem à atriz Brigitte Bardot), próximo ao centro de Búzios. Mais de 3 quilômetros separam o Casas Brancas Boutique Hotel & Spa da Praia da Ferradura. O empreendimento familiar foi projetado pelos proprietários Amalia de la Maria e Affonso Carlos Bebianno Montenegro como uma pequena pousada para turistas aventureiros, na década de 1970.

Conquistar os turistas pelo acolhimento, transformou o lugar em um dos hotéis mais procurados de Armação de Búzios. Os proprietários se viram na missão de acompanhar o crescimento da cidade carioca, o aumento da quantidade de hóspedes e a modernização das acomodações, sem perder a identidade original, que mistura harmonia e simplicidade com toque de sofisticação.

A dedicação em melhorar os serviços oferecidos surtiu efeitos para além das fronteiras brasileiras. O Casas Brancas Boutique Hotel & Spa recebeu vários títulos de excelência. Por exemplo, o certificado Travelers’ Choice Winner e a recomendação da Condé Nast Johansens. Cada quarto é único, com decoração própria e pensada para proporcionar ao hóspede uma experiência única.

0

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias