Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Pasta de dentes natural é a nova onda de cuidados com a saúde bucal

Especialistas divergem opiniões sobre o assunto, mas marcas não param de lançar novidades veganas e orgânicas

atualizado 10/05/2021 11:44

planta escova pasta dentesPexels

A cada dia vem crescendo o número de pessoas que têm trocado produtos convencionais por alternativas mais naturais, orgânicas ou veganas. Desodorantes, sabonetes, xampus, maquiagens, entre outros cosméticos, fazem parte dessa mudança. Mas você já parou para pensar nas pastas de dentes? Isso mesmo, o creme dental deve ser indiscutivelmente o mais adequado, simplesmente porque vai para dentro da nossa boca. Mas, afinal, o que é uma pasta de dentes natural?

“Não há uma descrição definida de pasta de dente natural”, disse o dentista cosmético Gregg Lituchy à Marie Claire. Para o especialista, estaríamos nos referindo às pastas sem adoçantes artificiais, corantes e o agente espumante lauril sulfato de sódio, que está associado a aftas em pessoas propensas. A higienista dental Shannon M. Nanne também falou ao veículo mencionando que muitas fórmulas naturais não incluem o triclosan, um pesticida que, muitas vezes, é usado como agente antibacteriano para combater a placa bacteriana e a gengivite.

pai e filho escovando dentes
O creme dental deve ser indiscutivelmente o mais adequado

O flúor, provavelmente, você conhece. Embora ele esteja presente naturalmente na água e em plantas, como folhas de chá, o elemento é excluído de alguns cremes dentais rotulados como naturais devido a preocupações com a toxicidade em níveis extremamente altos. Na opinião de Gregg e Shannon, a exclusão é uma escolha natural, mas ambos não recomendam. “Não há alternativa significativa ao flúor. Até o momento, é o único ingrediente de creme dental comprovado que fortalece o esmalte e diminui significativamente o risco de cárie”, afirmou Gregg Lituchy.

Ao Metrópoles a dentista especialista em odontopediatria Bianca Juliani afirma que não recomenda o uso de pastas de dentes naturais, devido à ausência dessa matéria-prima. “Porém, existem muitos pacientes veganos que não a utilizam, então eu deixo a critério de cada um, sabendo dos riscos que podem acontecer sem o flúor na composição para a proteção de cáries”, comenta.

Bianca costuma indicar pastas de dentes com flúor acima de 1.100 ppm para crianças e 1.450 ppm para adultos.

Escova pasta dentes
Qual creme dental você usa?
Como saber se uma pasta de dentes é natural?

Existem algumas dicas para acertar no creme dental natural na hora de sua compra. “Adoçantes artificiais, como a sacarina sódica, não oferecem nenhum benefício à saúde e, com o tempo, podem levar a problemas de saúde”, sugere Shannon M. Nanne. Adoçantes alternativos, como álcoois de açúcar, sorbitol e xilitol, são classificados como seguros para usos não alimentares pelo Grupo de Trabalho Ambiental, organização sem fins lucrativos. O xilitol, por exemplo, inibe o crescimento da bactéria que causa cáries.

Apesar de a maioria dos profissionais de saúde concordarem que o flúor é seguro e incomparável em suas propriedades de prevenção, trocá-lo por uma pasta de dentes com carvão é uma opção, já que o ativo proporciona limpeza profunda e ajuda a remover manchas superficiais (isso porque o carvão ativado absorve resíduos por meio de seus poros).

mulher escovando dentes
A maioria dos profissionais de saúde concorda que o flúor é seguro

Além disso, a hidroxiapatita, outro mineral natural, repara microlesões e reconstrói a estrutura dentária sensível, enquanto um sistema enzimático oferece suporte à saúde salivar ideal.

Confira, na galeria a seguir, opções de pastas de dentes naturais:

0

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias