Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

O que é realidade aumentada e por que ela é fundamental ao metaverso

A Realidade Aumentada expõe os usuários a um ecossistema que integra componentes digitais ao ambiente existente

atualizado 10/06/2022 12:50

Foto colorida. Homem com o rosto próximo a um celular em uma realidade virtualKrongkaew/GettyImages

A cada pequeno passo, nos aproximamos um pouco mais do mundo dos nossos sonhos, em que tudo parece novo e uma evolução além dos nossos antecessores. A inovação tecnológica revolucionou todo o cenário ao qual estávamos acostumados. A rápida expansão de recursos digitais, ferramentas descentralizadas e ecossistemas do mundo virtual mostra o quanto estamos ansiosos para dar o próximo grande passo no reino da Extended Reality — ou melhor, Realidade Estendida, em tradução do inglês.

A realidade aumentada é uma tecnologia futurista que faz parte da Realidade Estendida, e tem as raízes cada vez mais profundas a cada década. A partir de 1990, testemunhamos a tecnologia em sua forma básica por meio de displays heads-up, usados em aeronaves militares para fornecer informações sobre a direção, velocidade e altura dos aviões.

Foto colorida. Homem está com um tablet na mão em uma rua iluminada
A tecnologia está em constante evolução

Uma grande inovação veio em 2009, quando o grupo MIT Media Lab lançou a primeira interface de wearable gesture —um dispositivo usável inteligente — do mundo chamada SixthSense. O mecanismo combinou o mundo real ao nosso redor com elementos digitais. Além disso, em 2013, a gigante da tecnologia Google criou os primeiros óculos inteligentes do mundo com a marca Google Glass. Apesar de muito hype, o produto não conseguiu atingir todo o seu potencial no mercado. A empresa não conquistou o sucesso que estava almejando.

Em 2016, essa tecnologia se tornou ainda mais popular entre as pessoas de todo o mundo por conta do jogo Pokémon Go. O game apresentou aos usuários uma nova forma de jogabilidade e possibilitou que os adeptos interagissem com os personagens favoritos sobrepostos ao mundo real por meio de um smartphone.

Foto colorida. Óculos de realidade virtual
Óculos inteligente
RA

A RA é uma tecnologia construída para aumentar a realidade. Também permite aos usuários que experimentem o mundo real em uma versão aprimorada, na qual se pode encontrar elementos digitais interativos. Os aplicativos e softwares de RA mais utilizados funcionam perfeitamente em smartphones. Os dispositivos ajudam os usuários a acessarem um mundo digital aumentado em alguns recursos simples.

Tudo o que é preciso fazer é ligar as câmeras do smartphone, ver o mundo ao seu redor na tela do telefone e acionar a tecnologia do aplicativo de Realidade Aumentada — RA — para melhorar a experiência de visualização do mundo real.

Foto colorida. Interface do jogo Pokémon GO
Interface do jogo Pokémon GO

Atualmente, uma infinidade de dispositivos podem suportar RA e a lista está em constante crescimento. Ao contrário da Realidade Virtual — em que exploramos espaços virtuais —, a RA nos expõe a um ecossistema que integra componentes digitais ao ambiente existente. Por exemplo: auxilia cirurgiões em procedimentos médicos e orienta engenheiros enquanto fazem o melhor uso da tecnologia avançada.

Metaverso

A RA também tem uma participação expressiva no mundo da tecnologia do metaverso.

Especialistas sugerem que, até 2024, o mundo poderá ver os primeiros óculos de RA, totalmente operáveis, desenvolvidos por empresas de fabricação de primeira linha.

É a RA que ajuda a aproximar o metaverso do mundo real. O uso da Realidade Aumentada melhora a experiência digital geral para os usuários, pois oferece a combinação perfeita de componentes físicos e virtuais. A tecnologia fornece a ligação necessária entre os dois mundos estabelecendo um equilíbrio entre eles. Com a RA, o metaverso abre novas oportunidades de interação livre, conexões imersivas e trabalho colaborativo seguro.

Foto colorida. Metaverso
O metaverso une realidade virtual, realidade aumentada e internet

Em breve, o Metaverso Aumentado fortalecerá sua posição no mercado, substituindo completamente as infraestruturas, ferramentas e serviços tradicionais. Aconteça o que acontecer a seguir nos espaços — a RA e o metaverso —, podemos ter certeza que testemunharemos alguns desenvolvimentos e inovações para a população global.

Aos leitores empresários, sugiro ficarem atentos a essa nova onda de boas oportunidades que estão viralizando pelo mundo.

Quer aprender mais sobre as novidades do metaverso que estão dando o que falar? Continue acompanhando a coluna Claudia Meireles, na qual escreverei semanalmente sobre o tema, e veja mais informações no meu livro Metaverso Simplificado.

 

(*) Caroline Kalil é consultora de direito digital, investidora de criptomoedas, colecionadora de NFTs com certificação em KYC Blockchain Professional pela Blockchain Council, e blockchain development pela Consensys, além de autora do e-book O Metaverso Simplificado

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Mais lidas
Últimas notícias