
Claudia MeirelesColunas

Metrópoles Endurance: entrega final de kits aquece público pré-prova
Atletas estiveram na vila olímpica do Metrópoles Endurance para a entrega final dos kits das provas des triathlon, aquathlon e águas abertas
atualizado
Compartilhar notícia

A contagem regressiva para o Metrópoles Endurance — aquathlon, águas abertas e triathlon — já começa a mexer com o coração dos competidores. Nesta sexta-feira (27/3), no último dia de entrega dos kits, os atletas profissionais e amadores passaram pela vila montada no Pontão do Lago Sul, onde acontecem as provas deste sábado (28/3) e domingo (29/3), e compartilharam a expectativa para as disputas. As palavras em comum entre eles foram foco e, claro, espírito esportivo.
Logo nas primeiras horas do dia, os competidores circularam pelo espaço para garantir a ecobag com a camiseta oficial, energético, gel de carboidrato e touca de natação. Além do conjunto, os inscritos também realizaram a ativação do chip e a entrega dos alimentos, exigida para a participação das disputas.
Como virou tradição, a estrutura montada para receber os atletas não deixou a desejar. O espaço reuniu familiares e competidores em um ambiente descontraído, com setlist animado do DJ Nilo Zika e ativações voltadas ao universo fitness, garantindo conforto na fase preparatória da competição.
Quem também passou pela tenda foi o empresário Luiz Eduardo Estevão, um dos nomes que representam o selo Metrópoles Endurance. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, ele destacou a expectativa para mais uma edição do evento, após o sucesso recente das provas de corrida de rua, realizado no dia 15 de março.
“A expectativa para o final de semana está ótima. Acabamos de entregar um evento muito bem-sucedido e, agora, estamos prontos para mais uma edição do Metrópoles Endurance. Mais do que promover eventos, é muito legal ver tantas pessoas engajadas em fomentar um estilo de vida mais saudável”, celebrou.

Atletas demonstram foco e determinação no último dia de retirada de kits do Metrópoles Endurance
Na vila olímpica, as histórias dos competidores revelam motivos diferentes para encarar o desafio de alto desempenho.
O influenciador Matheus Queiroz, de 28 anos, é figura conhecida da prova de triathlon do Metrópoles, e contou que a volta à competição passa por um objetivo claro: melhorar o desempenho da última edição, realizada em setembro de 2025.
“Quando eu competi no Metrópoles Endurance, estava doente. Agora, eu venho com mais ‘sangue no olho’ para buscar um pódio”, afirmou Matheus Queiroz.

Em preparação para o Full Ironman, Matheus vê a prova de triatlon standard como parte estratégica do treinamento. “Como estou em um ciclo de treino para provas maiores, a competição se encaixa muito bem, ainda mais para a gente que vive uma rotina tão intensa de treinos”, salientou.
Thiago Gomide, de 24 anos, também está entre os atletas que miram alto. Há nove anos, o competidor se dedica ao universo do triatletismo e assegura que a prova de domingo é um “esquenta” para garantir um espaço nas Olimpíadas de 2030.

De olho nos adversários, Thiago revela qual é a sua expectativa ao cruzar a linha de chegada. “Considerando o pessoal que está inscrito no standard, eu estou em busca de alcançar o top 5. Se der para pegar o top 3, melhor ainda”, vibra.
Se depender da torcida da namorada, Eduarda Menescal, o primeiro lugar no pódio já está garantido. “Eu sei do esforço diário que ele desempenha. Estou sempre na torcida para dar tudo certo e que ele consiga conquistar o objetivo”, destacou.
Talento no DNA
Animados, os irmãos Henrique e Eric Lorenzetti encontraram na modalidade do triathlon uma conexão natural. Henrique, de 30 anos, participa pela segunda vez de uma competição de sprint e aposta na evolução.
“Sou atleta amador, mas o espírito é de competição. Estou curioso para essa prova, comecei no triathlon há um ano, porém, nado desde criança. Quando eu comecei a correr, pensei: ‘Vou me animar com a bicicleta também’. Foi natural querer juntar os três e começar”, comentou.

Diferentemente de Henrique, Eric Lorenzetti, de 26 anos, vai em busca de uma empreitada um pouco mais intensa. Além do triathlon, ele também participa da prova de águas abertas, que acontece no sábado (28/3).
“A minha trajetória e a do meu irmão no esporte são bem parecidas. A natação está na nossa vida desde os 5 anos. É a minha modalidade preferida, então, competir no sábado é um desafio pessoal”, explicou.
Talentos do aquathlon
A motivação para disputar as provas do Metrópoles Endurance também passa por qualidade de vida e superação pessoal. Regina Cureau, de 55 anos, é um exemplo de que o dia a dia intenso de um atleta pode se tornar uma verdadeira paixão.
“Virou meu vício, minha terapia. Depois dos 50 anos, precisamos cuidar ainda mais da saúde”, contou.

Em entrevista, a atleta revela que sua rotina é voltada para treinos de triathon. A escolha de migrar para o aquathlon — modalidade que une corrida e natação — foi pura estratégia.
“Estou me preparando para uma prova maior, é preciso cuidar para não exagerar. Entre os objetivos, preciso superar o medo das águas abertas e tirar as boias. Vou devagarinho”, reforça.

Estreante na modalidade, a fisioterapeuta esportiva Tamara Regina, de 29 anos, encara a prova com entusiasmo — e um pouco de ansiedade. “Vai ser minha primeira disputa de natação. Eu sou superadepta da corrida, já faço meia maratona. Estou animada, só que com aquele frio na barriga”, disse.
Já pensando no futuro, ela revela que o próximo objetivo é enveredar para o triathlon. “É minha próxima meta até o final do ano. Eu quero comemorar meus 30 anos como uma triatleta”, brincou.
Programação
As disputas do Metrópoles Endurance acontecem no sábado (28/3) e domingo (29/3), no Pontão do Lago Sul, ao lado da ponte Honestino Guimarães. O primeiro dia é dedicado às disputas de águas abertas e aquathlon, enquanto o domingo recebe as provas de triathlon nas modalidades sprint e standard.
Veja o cronograma do evento:
Sábado (28/3)
6h – Abertura da área de transição
6h45 – Fechamento da área de transição
7h – Largada do aquathlon
8h – Águas abertas (1 km)
9h – Águas abertas (3 km)
10h – Apresentação musical Diego e Ray
8h às 14h – Área de exposição abertaDomingo (29/3)
4h45 – Abertura da transição (sprint e standard)
6h – Fechamento (sprint)
6h15 – Largada do triathlon sprint
7h – Fechamento (standard)
7h15 – Largada do triathlon standard (elite)
7h às 13h – Área de exposição
9h – Premiação geral
10h45 – Show de Alanna Macedo
13h30 – Encerramento
Veja como foi segundo dia de entrega de kits no vídeo abaixo:
Confira os cliques de Pedro Iff e Matt Ferreira:



















































































Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.










