Claudia Meireles

Metrópoles Endurance: entrega de kits abre o fim de semana esportivo

O Metrópoles Endurance desafia competidores nas modalidades triathlon, aquathlon e natação em águas abertas; veja como foi entrega de kits

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Augusto Costa/Especial para o Metrópoles
whatsapp-image-2026-03-26-at-134226-17
1 de 1 whatsapp-image-2026-03-26-at-134226-17 - Foto: Augusto Costa/Especial para o Metrópoles

O Pontão do Lago Sul foi tomado por atletas e entusiastas do esporte desde as primeiras horas desta quinta-feira (26/3), com o início da entrega de kits de mais um evento do selo Metrópoles Endurance. Entre profissionais e amadores, o movimento antecipa o clima de expectativa para as provas que ocorrem neste sábado (28/3) e domingo (29/3), reunindo competidores nas modalidades triathlon, aquathlon e natação em águas abertas.

Montada em um dos cartões-postais mais icônicos da capital, ao lado da Ponte Honestino Guimarães, a estrutura que recebe os participantes será palco das disputas ao longo do fim de semana.

O espaço conta com ativações de marcas do universo fitness e trilha sonora comandada pelo DJ Nilo Zika, que embala o ambiente e reforça a atmosfera pré-competição.

Metrópoles Endurance: entrega de kits abre o fim de semana esportivo - destaque galeria
6 imagens
Estrutura do evento
Camila Carvalho
Kits para os atletas da competição
DJ Nilo Zika agita o evento
Competidora recebendo seus itens
Kit para os atletas
1 de 6

Kit para os atletas

Augusto Costa/Especial para o Metrópoles
Estrutura do evento
2 de 6

Estrutura do evento

Augusto Costa/Especial para o Metrópoles
Camila Carvalho
3 de 6

Camila Carvalho

Augusto Costa/Especial para o Metrópoles
Kits para os atletas da competição
4 de 6

Kits para os atletas da competição

Augusto Costa/Especial para o Metrópoles
DJ Nilo Zika agita o evento
5 de 6

DJ Nilo Zika agita o evento

Augusto Costa/Especial para o Metrópoles
Competidora recebendo seus itens
6 de 6

Competidora recebendo seus itens

Augusto Costa/Especial para o Metrópoles

A retirada dos kits segue nesta sexta-feira (27/3), das 10h às 17h, no mesmo local. Além da ecobag com itens como camiseta oficial, energético, gel de carboidrato e touca de natação, os atletas realizam ainda a ativação do chip e a entrega de alimentos, exigida para participação nas provas.

Evolução no esporte

Entre os nomes que marcaram presença, a atleta Karina Cunha, de 36 anos, representa bem o espírito de descoberta que move muitos competidores. Há pouco mais de um ano, migrou do crossfit para o aquathlon após perceber maior afinidade com a combinação entre natação e corrida.

Karina Cunha
Asmática, Karina encontrou na nova modalidade um melhor desempenho. “Sofria um pouco com o cardio no crossfit. Quando surgiu o convite, percebi que tinha mais desenvoltura e segui”, contou.

Para a prova — que reúne 750 m de natação no Lago Paranoá e 5 km de corrida no Lago Sul —, a expectativa é evoluir em relação às últimas competições. “Tenho muito a melhorar, principalmente na corrida. A natação acaba sendo meu ponto forte”, destacou.

De olho no pódio

Figurinha carimbada no Metrópoles Endurance, Brunno Santoro, de 31 anos, retorna para a edição de 2026 com metas ambiciosas. Depois de conquistar o segundo lugar na edição de 2025, na prova de águas abertas, de 3 km, o atleta busca o protagonismo da prova. “Este ano, quero conquistar o lugar mais alto do pódio ”, resume.

Brunno Santoro

Com trajetória na natação desde os 12 anos e dedicação mais intensa a partir dos 20, Brunno mantém uma rotina disciplinada, alternando treinos em piscina durante a semana e no Lago Paranoá aos fins de semana, além de incluir a corrida como complemento da competição, para melhorar sua performance.

Recomeços

Para Rafael Fonseca, de 40 anos, a prova de triathlon standard marca um capítulo especial: o retorno às competições, pausadas há oito anos. Ex-atleta profissional, ele deixou o esporte para se dedicar ao empreendedorismo. “Chega um momento em que você precisa escolher. Optei pela carreira, mas o esporte sempre ficou”, contou à coluna Claudia Meireles.

O reencontro com as provas veio com planejamento, bem mais concentrado nos últimos dois meses. “Quando abriram as inscrições, pensei que teria um ano. No fim, foram 60 dias de preparação”, disse, bem-humorado.

Igor Itapa e Rafael Fonseca

Rafael conta com o incentivo do amigo Igor Itapa, de 35 anos, que compete na mesma categoria. Há sete anos no triathlon, Igor destaca a constância como a base do esporte. “Nada acontece da noite para o dia. É construção diária”, afirmou. Para ele, um dos principais atrativos para a prova de domingo é a possibilidade de competir com atletas profissionais de alto nível, suas referências.

Entre os três esportes, ambos compartilham preferência pelo ciclismo, um momento de convivência entre eles. “No treino, o pedal tem essa parte social. Apesar de ser mais perigosa por conta dos carros, Brasília é uma cidade privilegiada para isso”, completou Igor.

Superação

Para alguns, o Metrópoles Endurance ultrapassa a performance e se torna um desafio pessoal. É o caso de Isabel Costa Figueiredo, de 42 anos, que decidiu competir em duas provas no mesmo dia: águas abertas, 1 km, e aquathlon. “Pensei: por que não?”, brincou.

Isabel Costa

Com histórico na natação e na corrida, Isabel treina desde 2023 e encara sua sexta competição. Mesmo com torcida que a acompanhava na retirada do kit, ela mantém os pés no chão: “Sou estreante. Quero concluir bem e me divertir”, garantiu.

Para quem respira esporte, como Cris Guimarães, que competirá na categoria triathlon standard pela primeira vez, eventos como esses são mais do que uma oportunidade de superar limites e resumem seu estilo de vida.

Cris Guimarães
“Treinava para tentar ser magra, porém, hoje tem outros sentido, é saúde, é qualidade de vida… A estética é uma consequência”, diz.

Mesmo com a rotina cronometrada, ela não abre mão do esporte. “Amo minha rotina. Acordo todos os dias às 4h para treinar, trabalho 8h por dia e superconsigo encaixar meus treinos todos os dias da semana”, destaca.

Programação

As provas do Metrópoles Endurance acontecem no sábado (28/3) e domingo (29/3), no Pontão do Lago Sul. O primeiro dia é dedicado às disputas de águas abertas e aquathlon, enquanto o domingo recebe as provas de triathlon nas modalidades sprint e standard.

Entrega de kits Metrópoles Endurance

Veja o cronograma do evento:

Sábado (28/3)
6h – Abertura da área de transição
6h45 – Fechamento da área de transição
7h – Largada do aquathlon
8h – Águas abertas (1 km)
9h – Águas abertas (3 km)
10h – Apresentação musical Diego e Ray
8h às 14h – Área de exposição aberta

Domingo (29/3)
4h45 – Abertura da transição (sprint e standard)
6h – Fechamento (sprint)
6h15 – Largada do triathlon sprint
7h – Fechamento (standard)
7h15 – Largada do triathlon standard (elite)
7h às 13h – Área de exposição
9h – Premiação geral
10h45 – Show de Alanna Macedo
13h30 – Encerramento

No vídeo abaixo, veja os highlights do primeiro dia de entrega de kits:

Confira quem passou pela entrega de kits para o Metrópoles Endurance nesta quinta-feira:

Luiz Eduardo Estevão
Diretor técnico da prova, Paulo Sérgio
Danilo Cunha
Anna Lídia Lima, Isabella Ferreira, Nicole Meyer e Mônica Guanabara
Camila Ireuda
Mayra Martins
Claudia e João Victor Bezerra
Caio Rocha
Equipe do Metrópoles Endurance
Ana Maria e Luciano Medeiros
João Gabriel de Figueiredo Medeiros, Luiz Eduardo Estevão, Nicole Meyer e Paulo Sérgio Rosa Costa
Sofia Magalhães e Danilo Carvalho se divertem
Fila para receber os kits
Kits entregues aos competidores
Tiago Cardoso
O Metrópoles Endurance ocorre neste fim de semana (28 e 29/3)
Edson Temotheo e Alcinele Goes
Gustavo Russomano
Pedro Melo
Evinny Araujo
Juliana Almeida e Marusca Pereira
Anna Lidia, Alves, Nicole Meyer e Felipe Fernandes
Ana Beatriz Araújo e Eduardo Goyanna
Alexandre Freire
Andreia Mano, Cris Guimarães, Erika Stefane e Andrea Guimarães
Andréia Bayer
Rubens e Cíntia Almeida
Entrada do evento
Jacqueline Stephanie e Lucas Marques
Daniel e Thais Correa
Entrega de kits do Metrópoles Endurance
Rafael Lima
Enzo Grandino e Maria Eduarda
Rachel Joffily
Johan Coelho e Rebeca Schffi
Claudia Ros
Entrega dos kits
Atletas recebem seus kits
Adolfo Pinheiro, Rafael Fonseca e Igor Itapa
DJ Nilo Zika na entrega de kits do Metrópoles Endurance
Gabriel Waleriano
Fernando Dolabella e Brunno Santoro
Kit do Metrópoles Endurance
Paulo Maciel
Fabiano Castro e Júnior Borges
Guilherme Antunes e João Vitor Marques
Estrutura do Metrópoles Endurance no Pontão do Lago Sul
Nicole Umbelino e Melissa Morel
Matheus Magalhães e Juciana Rodrigues
Pedro Jaime
Junio Fernandes e João Sobreira
Aderruan Tavares
Denise Minera
Marcus Gabriel
Juliana Martins
Gustavo Pedrollo
Camila Ireuda recebendo seu kit para a competição
Cacá Silva
Jamilly Couto
Inês Oliveira
José Wilson e Carla Márcia
A programação do evento contará com apresentações musicais para agitar os competidores
Daniel Vitorino, Fernanda Verciani, Mariana Cintra e Gabriel Lacerda
Elaine Cristina e Daniella Viana
Gabriel Henrique
Cristiano Rodrigues e Larissa Soares
Marcelo Farago
O evento recebe doações para o Sesc Mesa Brasil
Fabiana Braga
Enzo Grandino e Maria Eduarda recebendo os kits
Drielle Toledo
Enzo Grandino e Maria Eduarda
Drielle Toledo e Ana Carolina
Marcio Filipe e Leonardo Aires
Heitor Romero e Emília Couto
Marcelo Farago
Daniel Marques
Sofia Magalhães e Danilo Carvalho
Ana Maria
A competição será realizada pelo Metrópoles Produções, com apoio da Setur
Os kits são entregues aos competidores nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/3)
Metrópoles Endurance é mais um evento do Grupo Metrópoles 
Metrópoles Endurance agita a cena esportiva do DF
Entrega de kits para os competidores
Brindes
A competição conta com as modalidades de triathlon, aquathlon e natação em águas abertas
Estrutura do evento
Competidores na fila
Atletas recebendo seus kits

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?