metropoles.com

Médica Maria Paula Del Nero ensina como preparar a pele para a praia

Os cuidados com a pele devem ser redobrados devido ao sol forte, à água salgada do mar ou ao cloro da piscina

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Mulher cobrindo o rosto dos raios de sol com praia ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Mulher cobrindo o rosto dos raios de sol com praia ao fundo - Metrópoles - Foto: Getty Images

Os cuidados com a pele não devem “tirar férias” neste verão. Embora a época do ano seja de descanso ou de viagens para muitas pessoas, a rotina de skincare deve ser mantida, segundo recomendação dos médicos. Se você vai (ou já foi) para a praia, saiba que os cuidados devem ser redobrados, devido ao sol forte, à água salgada do mar ou ao cloro da piscina.

Quem explica como preparar a cútis para a atmosfera praiana é a dermatologista Maria Paula Del Nero. À Coluna Claudia Meireles, ela lembra que, em viagens, não costumamos ter acesso a todos os produtos que fazem parte da rotina, como normalmente temos em casa. No entanto, há alguns itens essenciais que devem ser acrescentados à mala.

Dermatologista Maria Paula Del Nero - Metrópoles
Dermatologista Maria Paula Del Nero

A especialista começa com o sabonete específico para a rosto. “Ele deve ser próprio para o tipo de pele, não agredir a região e nem deve ter ácido, pois a área está mais sensível com o sol”, fala ela.

Outro must go é a água termal. “Ela funciona como tônico, hidratante e calmante”, diz a dermatologista. Também indica-se levar um creme ou sérum com ácido hialurônico, que é antirrugas e vai hidratar a área depois de sofrer com o ressecamento provocado pelos raios solares.

Mulher loira aplicando spray em rosto com praia ao fundo - Metrópoles
A água termal funciona como tônico, hidratante e calmante

Por fim, a profissional menciona a vitamina C, que deve ser aplicada antes do filtro solar. “Ela potencializa o efeito desse protetor pela ação antioxidante e combate os danos dos raios solares”, justifica.

Erros mais comuns de quem vai para a praia

De acordo com a médica, o maior erro (no quesito de cuidados com a cútis) de quem vai para praia é não aplicar filtro solar. “E o segundo maior erro é esquecer de reaplicar o protetor depois que vai na água ou após transpirar ao longo do dia”, frisa.

Maria Paula também comenta que não se pode deixar de usar bonés, chapéus e óculos de sol. “Quem tem a pele muito clara, precisa ficar embaixo do guarda-sol”, ressalta.

Rosto de mulher virado para o sol - Metrópoles
Use chapéus e óculos de sol

Outro hábito que deve mudar é não passar hidratante após o banho. “A derme resseca mais com os raios solares, com o vento e com a água salgada. Então, ela precisa de uma boa hidratação para ‘aguentar’ as férias inteiras”, pontua.

E o bronze?

Se você não abre mão do bronze perfeito, a dermatologista tem uma boa notícia. Para não se expor muito ao sol e prejudicar a cútis, ela sugere o uso de autobronzeadores. Segundo ela, esses produtos provocam uma reação química com as células mortas da derme. “Eles não são prejudiciais para a pele, e vão dar aquele efeito bronzeado”, afirma.

Os autobronzeadores são recomendados até para quem prefere ir à praia e ficar embaixo do guarda-sol ou para quem quer colocar shorts ou saia curta sem deixar aquela marquinha indesejada. “Tem também aqueles com pele sensível, que não podem ficar expostos ao sol”, acrescenta.

Leia: Três opções de bronzeamento sem pegar sol nem prejudicar a pele

Entretanto, Maria Paula alerta: “Não se pode esquecer que esse tipo de bronzeado não é real. A pele precisa se expor lentamente, com o protetor solar mais alto nos primeiros dias, até que se adquira um bronzeado”, adverte.

Skincare praiano

Aos curiosos de plantão, a dermatologista ensina o passo a passo da rotina de cuidados com a cútis nas viagens de praia:

Pela manhã, ela indica lavar o rosto com sabonete para peles sensíveis, borrifar água termal, depois aplicar vitamina C e, por fim, um filtro solar. À tarde, após voltar da praia, ela sugere lavar a face e passar um hidratante à base de ácido hialurônico e de niacinamida, que ajudam a não manchar a derme e dão um efeito calmante.

Rosto de mulher branca aplicando óleo facial - Metrópoles
Veja como cuidar da cútis nas viagens praianas

À noite, para quem sofre com manchas ou melasmas, a médica aconselha aplicar um sérum ou creme clareador. Fuja daqueles com ácido retinóico ou de substâncias fotossensíveis.

Tipos de pele

De acordo com a profissional, cada tipo de pele deve seguir uma rotina de cuidados diferente. Por exemplo, as oleosas não podem receber protetores solares muito oleosos. “Dê preferência aos que têm escrito no rótulo o termo antioleosidade, pois eles contam com sílica e vão diminuir a oleosidade da região, evitando o aparecimento de acne”, dá a dica.

As cútis maduras necessitam de muita hidratação depois da praia ou da piscina, conforme destaca Maria Paula Del Nero. “Em razão da água salgada ou do cloro, ela precisa de um bom hidratante em creme nutritivo”, diz.

Dedos aplicando creme hidratante em mão - Metrópoles
O truque é: hidrate, hidrate e hidrate!

Já as mais secas vão no mesmo caminho quanto ao uso dos cremes nutritivos. “O ácido hialurônico repõe essa perda que a pele seca sofre com a água do mar, com o cloro ou com o sol”, comenta.

Confira, na galeria a seguir, alguns produtos sugeridos pela especialista para levar na mala de praia:

0

Pós-viagem

Chegar em casa depois de uma incrível viagem à praia é muito bom. A médica, porém, deixa duas sugestões para quem quer “compensar” a saúde da derme após dias “fora da rotina”:

“Primeiramente, uma boa hidratação, tanto de cabelo quanto de pele. Pode-se aplicar uma máscara clareadora ou com ácido hialurônico. E para quem tem melasma, o ideal é correr no dermatologista para fazer um laser de clareamento. Enquanto a pele está começando a ativar a melanina, é muito mais fácil de clarear”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia