Marta Fadel lança livro Os caminhos da mulher na arte brasileira no Meiota
A advogada e colecionadora de arte Marta Fadel escreveu o livro sobre a mulher na arte brasileira. O evento teve mailing de Claudia Salomão
26/10/2026 16:05, atualizado 26/10/2026 16:14

Depois de lançar no Rio de Janeiro e em Lisboa, em Portugal, a colecionadora de arte e advogada atuante nas áreas de direito empresarial e tributário Marta Fadel escolheu a capital federal para a divulgação do livro Os caminhos da mulher na arte brasileira. Fixado no Gilberto Salomão, o Meiota Bar e Cozinha foi o endereço eleito pela autora para a apresentação da obra em Brasília. Realizado na tarde dessa quinta-feira (22/10), o evento reuniu autoridades e ilustres convidados.
Com o mailing de Claudia Salomão, o lançamento da publicação contou com a presença de desembargadores, ex-ministros, ex-deputados federais e do ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira. Familiares, amigos e advogados fizeram questão de prestigiar Marta e, claro, levar para casa um exemplar autografado pela escritora.
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a autora destaca ser um privilégio poder falar de arte e abordar sobre a atuação das mulheres no segmento. “A presença feminina na arte brasileira sofreu as mais sabidas construções, desde o século 17. No século 18, tinha até a seguinte máxima: ‘As mulheres em Ágora e os homens no Gineceu'”.

Quanto à sentença, Marta Fadel explica que, naquela época, as mulheres tinham de ficar nas residências cuidando dos filhos e das casas, enquanto os homens tratavam de negócios e de política. A advogada deseja que o livro Os caminhos da mulher na arte brasileira sirva para abrir fronteiras para o sexo feminino.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles“Hoje, com a presença da mulher tão forte, não só na arte visual, mas também na literatura e na música, elas são expoentes e eu espero que esse livro sirva para abrir fronteiras para outras publicarem seus livros e trazerem as suas experiências. Há todo um contexto, uma coisa complementa a outra”, sustenta a advogada.
Em bate-papo com a coluna, a relações-públicas Claudia Salomão frisa ser um privilégio poder fazer o lançamento da obra escrita pela advogada, que é uma grande amiga e parceira. “Ela me ensinou muito de arte. Muitas das minhas obras que eu adquiro, ela indica. A Marta é uma grande conhecedora do assunto”, argumenta a RP.

“Para mim, é muito orgulho apresentar o livro dela para Brasília. Ela é uma conhecedora de arte fantástica”, ressalta Claudia. Ela acrescenta que a publicação valoriza a mulher, tópico que considera importantíssimo.
“Sabemos que demorou muito para as mulheres serem aceitas no mundo da arte. Foi um percurso muito longo, desde os anos 1800 até serem aceitas e reconhecidas. Assim, considero isso bastante relevante”, defende a relações-públicas.
De acordo com Claudia Salomão, o desejo de Marta em escrever a obra surgiu após a colecionadora de arte participar de palestras. Na avaliação da RP, a publicação Os caminhos da mulher na arte brasileira deve ser um livro de cabeceira para as mulheres. “É um livro para termos e sempre revermos. São obras maravilhosas de artistas superconhecidas, algumas não. Vale a pena”, complementa.

Ao ler a publicação, Marta Fadel pontua que os leitores começarão a entender como iniciou a participação feminina na arte brasileira. “A mulher não podia nem participar das escolas de belas artes. Elas tinham apenas o liceu de artes e ofício, e a mulher servia muito mais como modelo para pintura dos homens, um modelo vivo”, esclarece.
Segundo a autora, a partir de um determinado momento, as mulheres passaram a produzir as próprias obras e se tornaram professoras de alunos do sexo masculino. “Esse livro serve para mostrar como foi essa evolução e atrair o espectador para descobrir as principais artistas brasileiras. Falamos de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Tarsila do Amaral. São as mais reconhecidas no mundo”, finaliza.
Detalhes
Quem prestigiou o lançamento do livro Os caminhos da mulher na arte brasileira saboreou delícias preparadas pelo chef Marcelo Petrarca, nome à frente da cozinha do Meiota. Entre os petiscos oferecidos no menu criado especialmente para o evento, estiveram coxinha de frango low carb, isca de filé acebolada, pastel e espetinhos de carne, frango e coração. Drinques também foram servidos. O Projeto In Trio comandou a música.
Confira momentos do evento pelos cliques da fotógrafa Nina Quintana:























































Serviço
Espaço e buffet: Meiota Bar e Cozinha
Música: Projeto In Trio
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.








