metropoles.com

Harry cria guerra contra a realeza por querer segurança no Reino Unido

Em um documento, Harry alegou que está em exílio por ser “inseguro” para ele, a esposa, Meghan Markle, e os filhos visitarem o Reino Unido

atualizado

Compartilhar notícia

Max Mumby/Indigo/Getty Images
Homem ruivo com a cara de bravo, sério
1 de 1 Homem ruivo com a cara de bravo, sério - Foto: Max Mumby/Indigo/Getty Images

A coluna Claudia Meireles avisou aos fãs da família real que o príncipe Harry prometia dar fortes emoções aos parentes em 2022. O duque de Sussex iniciou uma nova guerra contra a realeza e o governo britânico. Desta vez, ele ameaçou levar ao tribunal a falta de proteção dada a ele enquanto estiver no Reino Unido. Em um documento, o neto da rainha alegou que está em exílio por ser “inseguro” para ele, a esposa, Meghan Markle, e os filhos visitarem o país.

No documento, Harry sustenta a tese de que pagar pela própria segurança não é suficiente para garantir a defesa e a privacidade da família Sussex no Reino Unido. A polêmica começou com o fato de o príncipe querer que o país custeie proteção policial particular enquanto ele lá estiver; o Ministério do Interior, entretanto, não autorizou o financiamento. Diante do entrave, o duque de Sussex solicitou uma revisão judicial contra a decisão.

0

Vale lembrar que, atualmente, os duques de Sussex moram na cidade californiana de Santa Bárbara. Eles perderam a proteção policial financiada pelos contribuintes após abdicarem dos cargos no alto escalão da Coroa britânica, em 2020.

Segundo um representante do casal entrevistado pelo The Mirror, Harry e Meghan pagam pessoalmente uma equipe de seguranças privados para cuidar de sua família, o que inclui os filhos, Archie e Lilibet Diana.

No documento, o príncipe explicou não acreditar que o Reino Unido é um lugar seguro para si e sua família sem a proteção fornecida e paga pelo governo. Na avaliação de Harry, retornar ao país sem a salvaguarda policial seria “um risco pessoal muito grande”. Ele argumentou também que a equipe de seguranças sediada nos EUA não tem acesso à inteligência do Reino Unido, ou seja, mais um ponto a ser revisto, conforme frisou.

Em entrevista ao portal The Mirror, um representante do duque de Sussex defendeu: “O príncipe Harry herdou um risco de segurança ao nascer, por toda a vida. Ele continua em sexto na linha de sucessão ao trono, cumpriu duas missões de combate no Afeganistão e, nos últimos anos, sua família foi submetida a ameaças neonazistas e extremistas bem documentadas”. Avó de Harry, a rainha Elizabeth negou ter de financiar os custos.

De acordo com o The Mirror, Harry ficou preocupado com relação a própria segurança em solo britânico após a inauguração da estátua da mãe, a princesa Diana, em julho. O carro onde o duque de Sussex estava chegou a ser perseguido por fotógrafos.

Ex-chefe da unidade de proteção real da Scotland Yard, Dai Davies afirmou ao The Mirror que Harry tem “inflamado” os problemas: “Realmente, não precisa ser tão preocupante. Se houvesse uma ameaça credível adequada ao príncipe e à sua família, a polícia tomaria as medidas apropriadas”. No ponto de vista do ex-oficial, os duques de Sussex precisariam de uma equipe de 20 seguranças, se ficarem por um longo tempo no Reino Unido.

Príncipe Harry e estátua da princesa Diana
Príncipe Harry e estátua da princesa Diana, lançada em julho

Eventos importantes

A imprensa especula que o ano de 2022 deverá ser badalado para o príncipe.

Em abril, Harry deverá participar do memorial em homenagem ao avô, o príncipe Philip. A solenidade marca um ano da morte do duque de Edimburgo. Também está previsto que o duque de Sussex compareça à abertura dos Jogos Invictus de 2021, em Haia, na Holanda. O evento precisou ser adiado por conta da pandemia. Fontes também confirmaram que Harry e Meghan presenciarão as comemorações do Jubileu de Platina da rainha, em junho.

Príncipe Harry e Meghan Markle
Os duques de Sussex abdicaram dos cargos reais, em março de 2020

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?