Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Em busca do corpo escultural? Cirurgião Lucho Montellano fala sobre lipo HD

O procedimento caiu nas graças das celebridades e dos influenciadores digitais, mas médico alerta: "não é para todo mundo"

atualizado 29/12/2020 18:19

Lucho MontellanoLucho Montellano/Imagem cedida ao Metrópoles

Nos últimos meses, os usuários das redes sociais acompanharam um boom nos posts de celebridades e influenciadores digitais que apareceram com o abdômen “travado” graças à lipoaspiração de alta definição (LAD), também conhecida como lipo HD. O procedimento existe há mais de uma década, mas até então era pouco falado. A procura nos consultórios médicos voltou com tudo depois que nomes como Ludmilla, Flay, Brunna Gonçalves, Virgínia Fonseca e Giovanna Chaves compartilharam seus resultados na internet.

Em uma entrevista para a coluna Claudia Meireles, o cirurgião plástico Lucho Montellano esclarece as principais dúvidas de quem está em busca de um corpo definido, conta que a lipo HD “não é para todo mundo” e, ao contrário do que pode se esperar, a técnica não tem o objetivo de emagrecer o paciente.

Lucho é o cirurgião da musa fitness Juju Salimeni, com quem dividiu uma clínica no Rio de Janeiro. Pós-graduado em cirurgia plástica pelo renomado Instituto Ivo Pitanguy (PUC-RJ), hoje o médico se divide em consultórios em São Paulo, Manaus e Rio de Janeiro, onde se destaca por seus procedimentos estéticos, como o aumento das mamas, lipoaspiração e rinoplastia.

Lucho Montellano
Cirurgião plástico Lucho Montellano

A lipo HD é uma cirurgia de lipoaspiração com novos conceitos e resultado que simula a anatomia humana. Ela pode ser feita no corpo inteiro – nas coxas, nos braços, na panturrilha, por exemplo –, mas os locais mais procurados são abdômen e as costas. “A gente desenha os músculos. O resultado é como se o paciente tivesse malhado”, conta.

O corpo leva de seis meses a dois anos para se recuperar totalmente e o resultado pode levar esse tempo para aparecer. “É claro que algumas pessoas vão estar muito bem no primeiro ou segundo mês, outras ainda estarão inchadas nos primeiros meses, mas o estilo de vida, evitar lugares abafados, quentes, cuidar da alimentação e fazer o uso correto das cintas facilita e adianta o resultado final”, garante Montellano.

Apesar da promessa de definição do corpo, o médico ressalta que o procedimento cirúrgico não é indicado para emagrecer o paciente. “A gente tem um limite de 5% a 7% do peso corporal que pode ser reparado na lipo. Portanto, ela só serve para o paciente que se cuidam ou vai levar um estilo de vida mais saudável no pós- operatório”.

Antes da cirurgia

Para alcançar o resultado esperado, o paciente deve estar no peso ideal, ter hábitos de exercício físico e ter o índice de massa corporal (IMC) de até 28. Ela funciona muito bem para quem tem gordura localizada, mas malha e cuida do corpo, pois é essa dedicação que vai garantir o resultado prolongado.

“A lipo HD é para quem se exercita e cuida da alimentação. Se o paciente engordar no pós-operatório, vai perder todo o efeito. Ele precisa se conscientizar de que deve passar por uma mudança no estilo de vida”, afirma. A melhor maneira para prolongar o resultado é se alimentar bem e praticar exercícios físicos com frequência.

Antes de ir para a sala de cirurgia, o paciente precisa passar por um pré-operatório que inclui exames de sangue, raio-x e avaliação cardíaca.

Lipo HD

A cirurgia demora em torno de três e quatro horas, um pouco mais do que o tempo convencional pois, segundo Montellano, “é uma arte”. O médico faz a marcação dos músculos previamente, com o paciente acordado, para poder seguir esse desenho durante a cirurgia. “Ele (o paciente) se contrai para a gente ver onde está a musculatura e fazer o desenho”, explica.

Pessoas com uma pequena flacidez na pele devem associar a lipoaspiração a outra tecnologia para diminuí-la, como o renuvion.

0
Pós-operatório

O médico destaca que a lipoaspiração é uma cirurgia invasiva e o repouso é importantíssimo, especialmente nos dois primeiros dias. Além disso, o paciente deve usar cinta por dois meses, ingerir bastante líquido para se manter hidratado, seguir uma alimentação balanceada indicada por um nutricionista, evitando comidas inflamatórias.

Tratamento de fisioterapia, drenagem linfática ou terapias de liberação tecidual também podem ser incluídos à rotina para acelerar a recuperação.

Pequenas atividades físicas são permitidas 15 dias após o procedimento. Com um mês, o paciente que faz lipo HD está liberado para qualquer tipo de atividade física.

Cuidados

Assim como em qualquer outra cirurgia, a lipoaspiração tem riscos e deve ser realizada em ambiente hospitalar, com descompressor pneumático e aquecedor. O procedimento não deve passar de seis horas para se manter seguro e o paciente deve ficar em observação em casa.

Pacientes idosos ou muito jovens requerem atenção especial. Os candidatos à lipo HD devem estar saudáveis. Pessoas com comorbidades, como diabetes ou hipertensão, devem estar com a doença controlada.

O médico

A trajetória de Lucho Montellano  começou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Anos depois, ele se especializou em cirurgia geral pela Décima Terceira Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, serviço credenciado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias