Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Conheça dois ingredientes gastronômicos que também são aliados da beleza

Dermatologista Joshua Zeichner explica o poder de duas especiarias muito utilizadas na cozinha

atualizado 13/10/2020 15:59

Pele bonitaShiny Diamond/Pexels

A preocupação com a pele está entre os assuntos mais comentados em fóruns na internet, como o Reddit. Ciente disso, a revista Marie Claire resolveu fazer um filtro nas perguntas e respostas, em seguida, chegou a conclusões importantes. Algumas delas são que a maioria das pessoas têm algum tipo de acne, o retinol é um ingrediente milagroso e extremamente popular e, por fim, que as máscaras de mel e cúrcuma ou açafrão são excelentes para a cútis.

Os resultados geraram um alerta para o portal ir mais a fundo na pesquisa. Desse modo, descobriu receitas com os ingredientes mágicos. As fórmulas “bombam” não somente por serem baratinhas e as especiarias utilizadas estarem presentes no armário da cozinha. Quem já aplicou a mistura de cúrcuma e mel não poupou elogios. “Uau! Minha pele está limpa, a vermelhidão quase desapareceu e não há ressecamento””, constatou uma internauta.

A dupla dinâmica e barata pode deixar a cútis radiante e com o aspecto saudável. Por vezes, para se alcançar o mesmo efeito, é preciso investir em produtos com o preços um tanto “salgados”. Os poderes de beleza dos dois ingredientes são surpreendentes separados, dirá juntos, como explicou o dermatologista Joshua Zeichner: “O mel tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas naturais, tornando-o um excelente tratamento caseiro para infecções fúngicas, psoríase, pele seca e queimaduras”.

Açafrão e mel
Os dois ingredientes são aliados da beleza

Tanto o mel quanto o açafrão são considerados remédios caseiros e usados na medicina ocidental há séculos. “A cúrcuma é um antioxidante e anti-inflamatório avaliado no tratamento da acne, clareia manchas escuras na pele e trata rugas”, contou o diretor de pesquisa clínica e cosmética do Hospital Mount Sinai, em Nova York. De acordo com o médico, a especiaria de tom amarelo dourado tende a gerar resultados satisfatórios em pessoas com a cútis acneica por acalmar a inflamação e matar micro-organismos.

Receita

Ingredientes

  • ½ colher de chá de açafrão
  • ½ colher de sopa de mel

Modo de preparo

Misture meia colher de chá de açafrão com uma colher de sopa de mel.

Nunca aplicou cúrcuma, mel, leite ou iogurte no rosto? Lembre-se de fazer um teste antes. Primeiro, passe uma pequena quantidade no pescoço ou abaixo da orelha e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, aguarde 24 horas. Se não houver reação negativa, está livre para desfrutar da máscara milagrosa.

Truques

O ideal é usar a quantidade de mel suficiente para cobrir o rosto. Em seguida, aplique uma camada uniforme sobre a pele limpa e seca. Mantenha a máscara entre 10 e 20 minutos e, então, enxágue. Vale lembrar que o açafrão pode manchar temporariamente a face se a pele for muito clara. Para minimizar o tom amarelado do açafrão, fica o truque de adicionar algumas gotas de leite ou iogurte. Os componentes agem como uma barreira e ajudam a remover a mistura facial com facilidade.

Máscara facial de açafrão
A máscara precisa ficar entre 10 e 20 minutos no rosto

Nos comentários sobre a máscara mágica, a Marie Claire verificou que os adeptos da mistura contaram a respeito dos resultados não aparecerem do dia para a noite. A recomendação é aplicar durante algumas noites, só assim começará a ver os efeitos de uma cútis brilhante, lisa e “calma”.

Quem tem a pele sensível e sofre com irritação pode aumentar o potencial da máscara de mel e açafrão com alguns componentes. Meia colher de chá de gel de aloe vera, por exemplo, minimiza a vermelhidão. Meia colher de sopa de óleo de amêndoas ou esqualano alivia a irritação da pele e ajuda a se livrar da mancha deixada pela cúrcuma. Enquanto uma colher de chá de água de rosa hidrata e ameniza inflamações.

Pele macia e brilhante

Outra mistura que integra mel e açafrão foi indicada pela influenciadora de beleza Rose Siard. Com mais de 600 mil seguidores, ela ensinou uma máscara com a adição de mais alguns ingredientes.

Receita

Ingredientes

  • 1/2 colher de chá de açafrão
  • 1 colher de sopa de aveia em pó
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural
  • 1 colher de chá de mel cru em uma pasta grossa

Modo de preparo

Misture tudo e aplique no rosto. A textura grossa da aveia esfolia suavemente a pele, o que ajuda a retirar o excesso de sujeira e oleosidade.

Rose Siard
Ingredientes simples podem gerar resultados fantásticos

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias