Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Chef Rosario Tessier brinda os 20 anos da Trattoria da Rosario

O restauranteur recebeu convidados para noite de harmonização de vinhos e pratos mais marcantes da história da casa

atualizado 12/08/2022 9:47

Matheus Veloso/Metrópoles

Administrar um restaurante é uma missão desafiadora, ainda mais nos tempos de hoje. Completar 20 anos de operação, logo, é motivo de muita alegria e comemoração. Assim fez o chef napolitano Rosario Tessier na noite dessa quarta-feira (10/8). Ele celebrou as duas décadas da Trattoria da Rosario com um evento especial no próprio empreendimento, no Lago Sul.

Trajetória de sucesso

Inaugurado em 2002, o restaurante rapidamente tornou-se referência no conceito de excelência da gastronomia italiana em Brasília. Rosario chegou na capital em 1994, a convite do empresário português Antônio Alves, para assumir temporariamente a cozinha do GAF.

O que o chef não imaginava é que a viagem, prevista para durar seis meses, seria tão frutífera. Aqui, ele fincou raízes e fixou um sonho: o restaurante próprio. Rosario foi além: conseguiu atrair personalidades influentes da política e da alta sociedade da capital federal.

“Sempre fui bem acolhido em Brasília. Eu faço a minha parte de atender bem o cliente, fazer bem a comida e de conhecer a boa matéria-prima. E os clientes estão entendendo isso. Isso é muito importante para mim”, declara o chef italiano à Coluna Claudia Meireles.

Chef Rosario Tessier comemora os 20 anos de seu restaurante

Diariamente, durante o funcionamento do restaurante, Rosario Tessier divide seu tempo entre a supervisão da cozinha e o movimento da casa. É notório que o chef faz questão de passar de mesa em mesa, cumprimentar os clientes e perguntar se a comida está do agrado. De sotaque carregado, ele é uma figura queridíssima em Brasília. Sua simpatia é uma de suas características mais marcantes.

Chef premiado

O espaço gastronômico possui títulos dos mais importantes veículos especializados em gastronomia, sendo vencedor de todos os prêmios de Melhor Italiano da VEJA Brasília Comer & Beber de 2004 até 2013. Títulos da Revista Gula e do Guia Quatro Rodas de Melhor Restaurante Italiano ainda têm destaque nas paredes do restaurante.

Premiações de Rosario

O chef ainda recebeu prêmios em diversas edições da Revista Encontro Gastrô, como Melhor Restaurante Italiano e Melhor Restaurante da Capital. Ainda, Rosario foi contemplado com o certificado Ospitalità Italiana — Ristoranti Italiani nel Mondo, concedido pelos ministérios da Cultura, Turismo, Relações Exteriores e da Política Agrícola da Itália. A honraria é dada apenas a estabelecimentos que promovem, de forma autêntica e com extrema qualidade, a gastronomia do país europeu.

Em 2021, filiado da FIC – Federazioni Italiana di Cuochio, o consagrado restauranteur ganhou a Medalha Master Chef, título de reconhecimento pela instituição internacional aos profissionais que atuam por mais de 25 anos e respeitam as tradições da culinária italiana pelo mundo. No mesmo ano, ele foi agraciado com a Medalha Mérito Buriti, entregue em solenidade pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Evento

Na noite de celebração às duas décadas de sucesso, Rosario Tessier uniu duas paixões para brindar ao lado dos convidados: gastronomia italiana e vinhos. Para isso, ele contou com a curadoria do sommelier da casa, Tiago Pereira, que elegeu os rótulos do encontro.

Cada opção harmonizava com um prato montado especialmente para a ocasião. O menu foi composto pelas delícias mais marcantes do empreendimento. O público geral poderá saborear os mesmos pratos e taças servidos no evento até domingo (14/8).

“A ideia da iniciativa é que cada pessoa tenha sua taça e beba um vinho de cada um dos importadores parceiros do restaurante, que estão com ele nessa jornada”, diz Well Braga, nome à frente da publicidade da Trattoria da Rosario.

Del Maipo, Mistral, Wine Brands, Casa Valduga, Videira Vinhos, Más Vino, Enoteca Decanter, WINE 7, Vinhos SA e Due Vinhos são os participantes da confraternização.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

Para o sommelier Tiago Pereira, a Trattoria da Rosario é vasta no quesito cultura. “Temos hoje, na adega, 23 países e 640 rótulos. Os importadores se propuseram a vir nos oferecer os vinhos, mostrar as diferenças de cada um e colaborar com essa festa”, declara o especialista na bebida.

Sommelier Tiago Pereira fala aos convidados

O auge do encontro ficou por conta da conversa que o jornalista Antônio de Castro teve com o amigo Rosario Tessier. Em público, eles compartilharam as boas recordações do estabelecimento e da carreira do chef. “Essa é uma noite para celebrarmos essa trajetória tão bonita desse napolitano que escolheu Brasília para dividir conosco do seu abraço e de sua capacidade de receber, de cuidar de pessoas. Quantas e quantas histórias passaram por essa casa, que é a cara da cidade”, frisou o apresentador.

Antônio de Castro assume o microfone
Rosario Tessier dá algumas palavrinhas

“Sinceramente, eu não esperava todo esse público. Fiquei muito feliz. Muita gente participou e está ligando para reservar amanhã, na sexta-feira, no sábado e no domingo”, comemora Rosario à coluna.

A doce voz da cantora Ana Lélia embalou a ocasião.

Veja os cliques da noite:

Bruno Betônico e Juliana Rezende
Luciano Dal Forno e Rebeca Robert
Jacoby Fernandes e Louback Jacoby
Antônio de Castro e o chef Rosario Tessier
Paulo Maia, Well Braga e Cláudio Mendes
Simona Forcisi, Claudia Meireles e Su Maestri
Carolina Passareli Maia, Yara Vidal e Adrise Lage
Jaime e Mateus Amorim e Eduardo Ferrari
Marcus Neves e Ana Raíza
Paloma Gastal e José Carlos Vasconcellos
Gustavo Costa Marques e Andrea Costa Vieira
Chef Rosario com Marianna, Gabriel e Aida Tessier
Débora Oliveira e Winnie Bernardes
Pedro Sangaletti, Matheus Machado, Silvia Rejane, Rogério Moraes e Daniel Carneiro
Vanda Cherulli, Clarissa Arantes e Juliana Penso
Carlos Eduardo Rios e Camila Bulhões
Chef Cizu Torres, chef Fabio Neres, chef Kiko Avelar, sommelier Tiago Pereira e chef João Lucas
Henrique Laffite e Yara Vidal
Marcos e Natalia Zufelato
Claudiane Braga e Lucas Amaral
Vânia Fiuza, chef Rosario Tessier e Terezinha Fiuza
Vivian de Castro Lima e Rodrigo Castro Lima
Chef Rosario Tessier
Fábio Maia, Claudia Meireles e Carlos Taurisano
Isabel Veiga e Roberto Esteves Lima
Emanuel Morais e Well Braga
Alexandre Azevedo e Evandro Alves
Ana Lelia e banda
Ana Lélia e banda
Música ao vivo movimentou a noite
Chef Rosario e Gabriel Tessier
Rafael Sá e Luana Oliveira
Maria Cavalcante e Helton Lima
Guilherme Nascimento
Hallyssonn Carvalho
Wemerson Felipe e Bruno Rachelle
Silvia Rejane e Daniel Carneiro
Brau Manriquez
Chef Rosario Tessier ao lado do filho Pedro e amigos
Liana Sabo e Antônio de Castro
Chef Rosario Tessier
O evento movimentou a varanda do restaurante
A casa estava cheia

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias