Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Antiga catedral e museu, Hagia Sophia volta a ser mesquita em Istambul

Com a decisão, o edifício deverá receber os primeiros fiéis muçulmanos a partir desta quarta-feira

atualizado 10/01/2022 12:37

Hagia SophiaIslam Yakut/Anadolu Agency via Getty Images

Quem já viajou à Turquia certamente ficou encantado com as belezas de Hagia Sophia. Um dos principais pontos turísticos do país era, até então, um museu. Mas, nesta sexta-feira (10/7), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, transformou o local novamente em um templo religioso.

Com a decisão, o edifício passa à condição de culto ao Islã e deverá receber os primeiros fiéis muçulmanos a partir desta quarta-feira (15/7). Hagia Sophia fica localizada no centro de Istambul.

“Foi decidido que a mesquita Hagia Sophia será colocada sob a administração da Diyanet (Autoridade de Assuntos Religiosos) e será reaberta às orações”, comunicou o presidente em um decreto. Erdogan está no poder desde 2003.

Interior de Hagia Sophia
O local é um dos principais pontos turísticos de Istambul
Hagia Sophia
Muçulmanos comemoraram a decisão em frente ao monumento

Símbolo da união entre o islã e o cristianismo, a obra arquitetônica foi construída no século 6 pelos bizantinos. Considerada a maior igreja do mundo até 1520, a catedral foi convertida em mesquita durante o Império Otomano e tornou-se um museu em 1934.

Em razão de Hagia Sophia ter o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, a Unesco se pronunciou ao dizer que quaisquer mudanças no status do edifício devem ser revisadas pelo seu comitê. A decisão recebeu  inúmeras críticas, principalmente do Chipre e da Grécia. Os representantes se manifestaram contrários ao veredito de Erdogan.

A data escolhida por Erdogan para o retorno dos fiéis ao espaço não foi escolhida por acaso. O dia 15 de julho marca o quarto aniversário de uma tentativa de golpe de Estado, ocorrida em 2016. Em 2019, Hagia Sophia recebeu mais de 3,8 milhões de turistas.

Hagia Sophia
Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, o monumento histórico fica no centro de Istambul

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias