">
*
 
 

A Revolução Industrial transformou a maneira como o homem confecciona roupas. O processo, antes artesanal, foi massificado com o uso de máquinas de costura. Para valorizar as tradições do mercado, surgiu então a alta-costura ou alta moda.

As peças são únicas e criadas exatamente para as medidas do corpo do cliente. O tingimento, os bordados e a própria confecção são feitas à mão. Por isso, cada item pode levar meses até ser finalizado, o que torna a roupa muito especial.

Sempre gostei e me mantive atenta ao que acontece no mundo da moda. Mas meu contato inicial com a alta-costura foi em fevereiro de 2016, quando fiz minha primeira visita ao ateliê da Dolce & Gabbana, em Milão.

O espaço, específico para esse tipo de atendimento, é mesmo fascinante. A decoração, a ambientação, as peças, tudo é inebriante. Tanta exclusividade dá uma sensação diferenciada.

Costureiras tiram todas as medidas e, a partir delas, confeccionam um manequim personalizado para a cliente. Esse molde ajuda durante o processo de ajuste da roupa – que é escolhida entre as apresentadas no desfile de alta moda.

As funcionárias são absolutamente criteriosas com o caimento da peça. Na prova final, você olha no espelho e acha que está ótimo. Mas, não. Elas enxergam um ajuste aqui e outro ali que deixará tudo ainda mais perfeito. É uma obra de arte.

Apesar dos tecidos nobres, o diferencial fica por conta dos detalhes. Os bordados e os acessórios são um luxo à parte.

 

Tive a oportunidade de participar do último evento de alta moda promovido pela marca em Palermo, na Sicília, em julho de 2017. Foram três dias de desfiles que mostraram o luxo aliado à criatividade, marca registrada dos designers italianos.

Com a presença de cerca de 400 convidados de várias partes do mundo, os desfiles surpreenderam. Todos os entendidos de moda dizem que o fim de semana da Alta Artigianalità DG é o mais impressionante.

Não só por conta da apresentação da coleção, mas também porque nos coloca em uma atmosfera de absoluta magia. Os locais são escolhidos minuciosamente e cada evento é seguido por um jantar, também ricamente elaborado.

Ter participado desse evento, associado à ida ao ateliê, me mostrou a peculiaridade do mundo da alta-costura. Tudo envolve muito luxo, cuidado e exclusividade. A dedicação dos funcionários e da equipe é inacreditável. São extremamente atentos e disponíveis para que tudo saia perfeito.

modasociedade
 


COMENTE

Ler mais do blog