metropoles.com

Cabelo de gelo? Estranho fenômeno em árvores chama atenção na internet

Várias pessoas avistaram um fenômeno tão estranho quanto bonito: centenas de fios de um “cabelo” branco muito delicado atrelado à vegetação

atualizado

Compartilhar notícia

Cabelo de gelo
1 de 1 Cabelo de gelo - Foto: null

Em uma caminhada sob o inverno rigoroso no condados de Fermanagh, na Irlanda do Norte, além de Mullaghmore, no condado de Slig, entre outros bosques do país, várias pessoas avistaram um fenômeno tão estranho quanto bonito: centenas de fios de um “cabelo” branco muito delicado atrelado à vegetação dos locais (veja as fotos).

Assim que tocados pelas mãos humanas ou pelo sol invernal, o chamado “cabelo de gelo” logo se derrete. Diversas imagens foram postadas nas redes sociais mostrando o curioso “algodão doce” em pedaços de troncos no chão ou aderido às árvores.

0

Mas o que são os cabelos de gelo?

Segundo cientistas, o fenômeno na verdade se trata de cristais formados na madeira apodrecida por conta das noites úmidas de inverno, quando a temperatura fica abaixo de zero graus.

Diversos tipos de fungos permitem ao gelo formar este padrões de finos fios, com um diâmetro de cerca de 0,01mm.

Apenas seis regiões, até 2015, haviam relatado os cabelos de anjo, ou flores de geada, como também são conhecidos: Estados Unidos, Irlanda, Suécia, Alemanha, Canadá e Rússia.

 

Compartilhar notícia