O consumo de proteínas é fundamental no processo de emagrecimento

Autoridades no assunto acreditam que, quanto maior a restrição calórica, maior deverá ser o consumo de proteínas

Getty ImagesGetty Images

atualizado 14/10/2019 15:23

Em planos alimentares voltados ao emagrecimento, é muito comum a redução da massa muscular devido à baixa ingesta calórica. Ao consumir menos calorias, o corpo tende a diminuir a taxa de síntese de proteínas musculares.

Para grandes pesquisadores, o consumo de proteínas em dietas de emagrecimento é algo fundamental, pois ajuda a manter a massa magra. Ela é o macronutriente que gera alto grau de saciedade, por isso, é peça-chave nesse processo.

Autoridades no assunto acreditam que, quanto maior a restrição calórica, maior deverá ser o consumo de proteínas. Caso a restrição seja pequena, não precisa aumentar tanto o consumo.

Outro ponto importante é que pessoas que querem a hipertrofia (ganho de massa magra) e buscam emagrecimento tendem a necessitar menos de proteína do que as que não treinam musculação e querem emagrecer. A musculação já é um gatilho importante para síntese de proteínas e para manutenção do metabolismo e da massa muscular.

A quantidade adequada de proteína depende de muita coisa. Mas, em geral, existe um pensamento de que se o recomendado normal fosse de 0,8 g/kg de peso corporal, uma pessoa que deseja emagrecer deveria consumir próximo a 1,6 g/kg a 2,4 g/kg de peso corporal.

Lembrando que a frequência de quatro refeições proteicas a cada três horas com aproximadamente 20 g cada teve resultados superiores que comer oito vezes 10 g a cada 1 hora e meia, ou duas refeições de 40 g a cada oito horas.

Para que os ajustes sejam feitos de acordo com a sua necessidade, busque ajuda de um nutricionista. Dosar a quantidade ideal não é tão simples.

Na maior parte das vezes, não conseguimos resultados por falta de orientação.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias