metropoles.com

Não avalie o resultado do treino através do peso mostrado na balança

Não é só a gordura, toda a composição corporal importa no processo de emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Foto colorida mostra mulher constatando o emagrecimento
1 de 1 Foto colorida mostra mulher constatando o emagrecimento - Foto: iStock

O peso total do nosso corpo é uma soma da massa muscular, massa gorda, massa óssea, massa visceral e água. Mesmo assim, por muito tempo, se afirmou que o único parâmetro associado ao emagrecimento era a perda de peso “quantitativa”. Porém, não se pode esquecer a composição corporal, pois ela é o que realmente importa no processo de emagrecimento.

Observo pessoas desesperadas alegando que depois que começaram a fazer exercícios resistidos com peso aumentou o número na balança, calma! Isso é normal. Massa muscular ocupa menos espaço que a gordura.

Entre duas pessoas que possuem o mesmo peso, que tem estaturas parecidas, aquela que tem mais músculo do que gordura em sua composição corporal é considerada mais saudável. Quando se inicia um treinamento com foco no emagrecimento o peso atual mostrado na balança pode se manter ou até mesmo aumentar, o que não significa que não houve emagrecimento. Porque, na maioria das vezes está diminuindo a gordura corporal e aumentando a massa muscular o que faz com que o peso não seja a informação mais adequada para identificar o sucesso do seu programa de emagrecimento.

A atividade física irá ocasionar perda de medidas, vai diminuir circunferência de abdômen, quadril, cintura e, claro, a imagem que se vê no espelho.

Lembrando que o peso pode variar dependendo do horário do dia, ou seja, se pesar ao acordar e após o almoço com certeza vai ter uma alteração. E a mulher sente mais ainda essa oscilação de peso, devido ao ciclo menstrual, que gera variação hormonal durante o mês. Retenção de líquidos gerado pelo hormônio progesterona.

Então, se preocupe menos com a balança e busque resultados reais.

Claro, que precisamos de uma certa quantidade de gordura para proteger órgãos internos. Mas, vale ressaltar que em excesso pode ocasionar doenças como: diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e úlceras.

Faça uma avaliação física, para medir a composição corporal. Só assim, é possível ter um resultado real da quantidade de massa muscular e massa gorda existente no corpo. Ganhar músculo é sempre muito bom, aumenta o metabolismo, proporciona saúde e consequentemente ajuda a emagrecer.

Aí vai uma playlist do DJ Raas Anderson para você:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?