O ambiente democrático do YouTube

Hoje, o YouTube está presente em mais de 100 países e chega a somar mais de 1 bilhão de horas assistidas por dia

atualizado 19/06/2020 19:48

Não só os grandes fazem a diferença na vida das pessoas que assistem aos vídeos do YouTube. Nesse ambiente existem muitas pessoas que você nunca ouviu falar, talvez porque, simplesmente, não produzem seu entretenimento favorito. E se eu disser que existem centenas de milhares fazendo a diferença? Você acreditaria?

Hoje para um produtor de conteúdo sair do ambiente do YouTube e ganhar as outras mídias, ele precisa de milhões de inscrições e, acredite, há youtubers que produzem vídeos com qualidade enorme, milhões de vezes superiores aos das atuais celebridades, mas a pergunta é? Por que essas pessoas não ganham destaque?

Hoje, o YouTube está presente em mais de 100 países e chega a somar mais de um bilhão de horas assistidas por dia. Procurada, a assessoria do YouTube informou que não abre os números de quantos canais ativos o Brasil possui, mas que, no mundo todo, a plataforma chega a ter 2 bilhões de usuários conectados mensalmente.

Um dado que me chamou a atenção é a quantidade de brasileiros que assistem ao YouTube pela tela da TV: são mais de 40 milhões. Ao longo dos anos, o Brasil conquistou lugar entre os cinco maiores mercados de watchtime, que é o tempo de visualizações de vídeos. Seria esse o futuro da TV?

E os produtores de conteúdo estão sempre lutando, buscando formas de viralizarem e, por outro lado, existem aqueles que não estão preocupados com números e sim em passar boas impressões e excelentes trabalhos. O que importa é o público que você quer atingir, com quem você quer falar e a mensagem que quer passar. Se você atingir uma pessoa e conseguir mudar a vida dela para melhor, já conseguiu seu objetivo.

E essa é a incrível sacada dessa plataforma que vem mudando a vida de pessoas e de influenciadores. Com o seu rigoroso poder de controle que impede que conteúdos abusivos e violentos não sejam publicados, não tem como dar errado, basta seguir as diretrizes do YouTube e seguir firme na produção dos vídeos.

Uma coisa nós sabemos, para chamar a atenção no YouTube, tem que ter carisma e capacidade de passar uma mensagem que pode, de alguma maneira, prender o espectador por algum tempo frente ao seu dispositivo.

Bons exemplos

Conversei com os donos do canal Rio4Fun, que tem como bordão “Partiu comilança feroz” e me conquistou assim que comecei a assistir. No início, achei que ia mostrar única e exclusivamente o Rio de Janeiro, mas a surpresa acontece. Com 150 mil inscritos, um número que pode até ser pequeno perto das grandes celebridades da plataforma, Guilherme Camocardi e Rafa Ribs são os protagonistas e seguem pelas cidades do mundo mostrando as curiosidades gastronômicas de uma visão de quem gosta de comer e não tem medo de experimentar o exotismo.

Não pense você que esse é mais um canal de alta gastronomia que mostra aquele restaurante gourmetizado de chefes renomados com estrelas Michelin, não. É comida raiz, comida boa, de rua, aquela que todo mundo come, mas não fala para ninguém. Guilherme reforça o objetivo, que é: “Promover a cultura local através da gastronomia. Mostrar sempre o lado positivo das cidades que visitamos e que ninguém está mostrando. A comida é o que une as pessoas, independentemente da língua falada, ela quebra barreiras”.

Se você stalkear, vai perceber que pode comer superbem em lugares que você jamais imaginaria. Sempre experimentando a positividade e histórias incríveis por meio das pessoas que vendem as comidas.

Outro canal que traz mensagens de forma positiva é o Tiago Lopes, atinge 138 mil inscritos, com o bordão: “Vamos começar tudo de novo?”, o youtuber chama a atenção para o lado bom da vida com viagens, pensamentos, tudo de forma bastante significativa.

Seu discurso bem-humorado e seu excelente texto complementado com a sua risada que parece muito com uma personagem da Disney. Tiago tem um carisma que impressiona e nos disse que quando achou o caminho da sua felicidade, que é produzir para o canal, ele ficou muito feliz “isso mudou a minha vida, me fez – e me faz – muito bem pensar que, de alguma forma, eu posso fazer bem para as pessoas que me assistem e isso faz eu me sentir útil”.

Para quem quer dicas de viagens e ótimos preços, grandes pitadas de otimismo, esse é o lugar certo, ou melhor, esse é o canal certo para passar o final de semana maratonando e descobrindo os lugares pelos olhares do Tiago.

Reportagem de Dan Beligoli

Últimas notícias