metropoles.com

Deputada Joice Hasselmann debocha de tradições do Sul do Brasil em post

Depois de ser confrontada por uma jornalista, a deputada editou e mudou o tom da postagem que havia feito

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Joice Hasselmann com o cabelo preso
1 de 1 Joice Hasselmann com o cabelo preso - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) fez uma postagem no Instagram relembrando uma antiga foto na qual aparece com trajes típicos das festas alemãs do Sul do Brasil. No entanto, alguns sulistas se sentiram ofendidos com a legenda da foto. “Sabe aquelas colonas da tradicional festa alemã do sul do país? Então, aí estou eu. O túnel do tempo é cruel. Essa tiara de flor, ninguém merece. Túnel do tempo mesmo”, escreveu a parlamentar.

A jornalista Cinthia Canziani, que já foi apresentadora das emissoras afiliadas à Rede Globo e à Record TV em Santa Catarina, respondeu ao post. “Respeito as tradições e jamais iria me referir a esta ‘tiara colona’ ou a qualquer outra vestimenta que represente a cultura de uma cidade, estado ou nosso país desta forma. Pode nem ser bonito, mas para muitos tem um sentido e uma representação imensos. Foi de péssimo tom, de absoluta deselegância”.

0

Em conversa com a coluna, Cinthia explicou porque achou o comentário pejorativo. “O problema ali não foi usar a palavra colono, mas a forma pejorativa em todo o contexto. O tom de deboche para com a tradição daqui foi pior do que o termo em si, de forma isolada. Não se debocha de qualquer tradição. Seja de qual parte do país ou mundo seja. É deselegante, em especial vindo de uma representante política”, comentou.

“Achei afrontoso. E o fato dela mudar o texto e depois me responder de forma irônica, aí piorou o que já estava ruim. Como trabalhei em televisão por mais de 15 anos, sei da responsabilidade do que se fala e, por isso, me posicionei. O fato de ela ocupar o cargo que ocupa é ainda mais grave”, afirmou Cinthia durante a entrevista.

Após o comentário, a legenda na foto de Joice foi alterada. A deputada substituiu a frase “Essa tiara de flor, ninguém merece” por “A tiara de flor nunca pode faltar nas festas tradicionais”. Ela também respondeu à Cinthia: “Minha cara, não vejo fantasma onde não tem”. Ao que a jornalista afirmou: “Acredito que a senhora viu os mesmos fantasmas que eu. Afinal, editou seu post, modificando totalmente o contexto, e assim, concordou comigo”.

Os trajes típicos alemães são usados tradicionalmente em festas no estados do sul do Brasil até hoje. Em Blumenau, por exemplo, acontece a Oktoberfest, a maior festa alemã fora da Alemanha, na qual é comum ver pela cidade pessoas comemorando com esta vestimenta. A festa, que é tradicional no calendário brasileiro, dura cerca de 20 dias e atrai milhões de turistas, gera emprego e renda.

Vale lembrar que, apesar de ter sido eleita deputada federal pelo estado de São Paulo e, atualmente, ser pré-candidata à prefeitura da capital, Joice é nascida e criada em Ponta Grossa, no Paraná. Ou seja, deveria conhecer melhor e respeitar mais as tradições locais. Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa da parlamentar não respondeu às tentativas de contato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?