metropoles.com

Grass e Lucy criticam decreto de Ibaneis na Saúde: “Mais do mesmo”

Os dois deputados distritais alertaram que a medida foi igual à de outros governantes, a qual não resultou em avanços na área

atualizado

Compartilhar notícia

Suzano Almeida/Metrópoles
Júlia Lucy (Novo) e Leandro Grass (Rede)
1 de 1 Júlia Lucy (Novo) e Leandro Grass (Rede) - Foto: Suzano Almeida/Metrópoles

A assinatura pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), nesta segunda-feira (7/1), do decreto que estabelece o estado de emergência na Saúde repercutiu na Câmara Legislativa (CLDF). Embora a Casa esteja de recesso, dois deputados distritais manifestaram descontentamento com a iniciativa.

“Hoje, foi assinado decreto estabelecendo situação de emergência na Saúde do DF. Na prática, isso vai permitir que a Secretaria de Saúde compre sem licitação, medida muito usada por governos anteriores e muito questionada por Tribunais de Contas. Resumidamente, mais do mesmo”, declarou a deputada Júlia Lucy (Novo) pelo Twitter.

Outro distrital que desconfia da medida adotada pelo governo local é Leandro Grass (Rede). “É fato que a Saúde está um caos. Porém, em situações como essa, o governo fica dispensado de fazer licitações. É importante que todo esse processo seja fiscalizado pelo Legislativo e pelos órgãos de controle. Mas, acima de tudo, pela sociedade”, escreveu no microblog.

Relatório
Na manhã desta segunda-feira (7/1), Ibaneis assinou o ato após relatório da Secretaria de Saúde. “Por que mais um decreto? Todos os governos fizeram isso, mas não conseguiram dar continuidade”, explicou o emedebista durante solenidade promovida nesta manhã, no Instituto Hospital de Base (IHB).

Relatório divulgado pelo Metrópoles revela o caos em 12 hospitais públicos e em seis unidades de pronto-atendimento (UPAs). Recheado de fotos e descrições sobre as condições prediais, materiais, de manutenção, além do quadro deficitário de profissionais, o documento que embasou a decisão de Ibaneis aponta problemas que reduzem a capacidade e a qualidade de atendimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?