metropoles.com

Após encontro com Ibaneis, presidente do TCU defende “diálogo” com GDF

José Múcio Monteiro tomou café da manhã nesta quarta-feira (28/08/2019) com o governador do DF para “selar a paz” depois de farpas

atualizado

Compartilhar notícia

DIDA SAMPAIO/ESTADAO
TCU/DILMA ROUSSEFF
1 de 1 TCU/DILMA ROUSSEFF - Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADAO

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro (foto em destaque), defendeu “diálogo” para resolver os impasses mantidos recentemente com o Governo do Distrito Federal (GDF). A manifestação ocorreu nesta quarta-feira (28/08/2019), logo após encontro entre o número 1 da Corte de Contas com o governador Ibaneis Rocha (MDB).

Os dois se reuniram 13 dias após o chefe do Executivo local criticar com veemência decisões do órgão fiscalizador sobre a utilização dos recursos do Fundo Constitucional do DF (FCDF) – a medida atingiu em cheio as finanças do Palácio do Buriti.

“No encontro com o governador do Distrito Federal, conversamos sobre a atuação do TCU no controle externo do uso de recursos do Fundo Constitucional do DF. Acreditamos que somente o diálogo entre as instituições pode levar a soluções que realmente atendam ao interesse da coletividade, respeitando o equilíbrio das finanças públicas e a legalidade do uso dos recursos da União”, pontuou José Múcio à coluna.

Discórdia

No último dia 15, o governador do DF chegou a dizer que “o Tribunal de Contas da União deveria tomar vergonha na cara e servir para alguma coisa que não seja atrapalhar a vida das pessoas… É um tribunal que não serve para nada, gasta bilhões e não serve para merda nenhuma”.

TCU rebateu. Em nota, informou que “trata com seriedade, transparência e observância à legislação todos os processos que julga. Exerce com zelo o papel de guardião dos recursos públicos, que lhe é atribuído pela Constituição Federal, e tem convicção de que cumpre o seu dever”.

O entreveiro se deu após a Corte de Contas decidir que recursos do FCDF não podem ser usados para pagar aposentadorias de ex-servidores do DF das áreas de Saúde e Educação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?