Valentina Sampaio é a primeira modelo trans da Sports Illustrated

A brasileira foi convidada pela revista norte-americana para estrelar ensaio da Swimsuit Issue 2020

atualizado 15/07/2020 9:16

Valentina Sampaio posa para Sports Illustrated Sports Illustrated/Reprodução

Valentina Sampaio é um nome que veio para ficar. A brasileira ganhou notoriedade no cenário internacional e já pode comemorar mais uma conquista: tornou-se a primeira modelo trans a posar para a Sports Illustrated. A publicação norte-americana é uma das mais conhecidas do ramo esportivo.

Vem comigo!

Giphy/Sports Illustrated/Reprodução

Famosa por apostar em capas com modelos de biquíni, a Sports Illustrated vem atendendo a pedidos por mais diversidade. Em 2016, a plus size Ashley Graham entrou para a história da revista. Já em 2019, Halima Aden apareceu vestida com burkini e hijab.

Agora, em 2020, o veículo elencou uma profissional trans. Valentina Sampaio está em cliques da Swimsuit Issue. A edição anual de trajes de banho estará disponível on-line e também chegará às bancas mundiais em 21 de julho. Na capa, estão Kate Bock, Jasmine Sanders e Olivia Culpo.

Valentina Sampaio protagonizou um shooting em clima praiano. Também deu uma entrevista à revista norte-americana. Pelo Instagram, a cearense comemorou a novidade. “Estou empolgada e honrada”, escreveu. “A equipe da SI criou outra edição inovadora, reunindo um conjunto diversificado de mulheres bonitas e com múltiplos talentos, de maneira criativa e digna”, acrescentou.

Modelo trans Valentina Sampaio para Sports Illustrated
Valentina Sampaio é a primeira modelo trans a aparecer na Sports Illustrated

 

Modelo trans Valentina Sampaio para Sports Illustrated
A brasileira está na Swimsuit Issue 2020

 

Kate Bock, Jasmine Sanders e Olivia Culpo em capa da Sports Illustrated Swimsuit 2020
Kate Bock, Jasmine Sanders e Olivia Culpo posaram para a capa da edição

 

Além do ensaio, Valentina Sampaio participou de um vídeo em que fala de experiências próprias, como a carreira e a vida pessoal. Ela também abordou a dura realidade de ter nascido em um país perigoso para a comunidade LGBTQI.

“Ao ser trans, no Brasil, nós não temos as mesmas oportunidades. A porta está fechada para você, só por que você é trans. É difícil, eu tive que aprender a lutar por mim mesma. Estamos tendo alguns avanços, mas ainda temos muito a fazer, mesmo hoje em dia”, declarou. “Sinto-me forte e inspirada a lutar, não apenas por mim, mas por todos que represento”, completou.

De acordo com relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), divulgado neste ano, 11 pessoas trans sofreram agressões por dia em 2019. Além disso, no ano passado, pelo menos 124 pessoas transgênero foram assassinadas no Brasil, em contexto de transfobia.


A modelo

Atualmente, Valentina Sampaio tem 23 anos. Ela nasceu em uma vila de pescadores no município de Aquiraz, no estado do Ceará. Lançada pela Joy Model, estreou nas passarelas do evento Dragão Fashion.

No currículo, a jovem acumula trabalhos para grifes como Balmain, L’Oréal e Marc Jacobs. Também já estampou revistas renomadas, como Elle, L’Officiel e Issue. Valentina foi a primeira transgênero a ser capa da Vogue Paris e também a trabalhar com a Victoria’s Secret.

Modelo Valentina Sampaio em bastidores da Victoria's Secret
Valentina Sampaio é cearense

 

Modelo Valentina Sampaio de vermelho
A jovem está construindo uma carreira de sucesso

 

Modelo Valentina Sampaio de lingerie da Victoria's Secret
Valentina foi a primeira transexual a trabalhar com a Victoria’s Secret. No ano passado, ela fez campanha da linha For Love & Lemons da gigante do underwear

 

Modelo Valentina Sampaio de lingerie da Victoria's Secret
A contratação da modelo aconteceu depois de vários apelos feitos pelo público

 

A modelo é uma das vozes ativas do movimento trans. “Enfrentamos risadinhas, insultos, reações de medo e violações físicas apenas por existirmos. Nossas opções para crescer em uma família amorosa e acolhedora, ter uma experiência frutífera na escola ou encontrar um trabalho digno são inimaginavelmente limitadas e desafiadoras”, afirmou Valentina em rede social.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias