metropoles.com

TikTok se torna trampolim para modelos em início de carreira

Em meio ao isolamento, a rede social é o novo foco das agências que buscam profissionais para as passarelas internacionais

atualizado

Compartilhar notícia

@kristenhancher/Instagram/Reprodução
Kristen Hanche
1 de 1 Kristen Hanche - Foto: @kristenhancher/Instagram/Reprodução

Nos anos 1990, uma mulher deveria ter beleza e boa forma – dentro dos padrões perfeccionistas e obsoletos – para se tornar uma modelo de sucesso. Hoje, graças às redes sociais e a movimentos que defendem mais diversidade, os requisitos para essa ocupação transcendem a estética. Ainda que os maiores nomes da atualidade ofereçam rostos únicos e caminhares confiantes, o engajamento nas plataformas on-line também determina o potencial comercial de uma modelo. De olho nessa tendência, uma das maiores agências do mundo tem voltado seus olhos ao TikTok, no intuito de achar rostos já difundidos entre a geração Z.

Vem comigo saber mais!

Em 2014, a IMG Models lançou o projeto We Love Your Genes, focado em encontrar novos talentos no Instagram. Desde então, 25% das modelos da agência passaram a ser recrutadas a partir da rede de compartilhamento de imagens, fazendo a empresa criar um departamento voltado à plataforma.

Diana Silvers
Diana Silvers foi uma das modelos convocadas pela agência por meio do Instagram

 

Agora, em meio ao isolamento, a companhia pretende expandir o trabalho para o TikTok, aplicativo que acaba de alcançar um bilhão de instalações. Foram 115 milhões de usuários inscritos apenas em março.

TikTok de Camila Coelho
O TikTok é uma rede de compartilhamento de vídeos

 

Aplicativo acaba de ultrapassar um bilhão de downloads

 

Thássia Naves
Durante o isolamento, muitas personalidades da moda passaram a explorar mais a ferramenta

 

Jeni Rose, vice-presidente sênior da IMG, disse que a iniciativa atende a uma demanda já recorrente entre os bookers que atuam nas redes sociais. “Eles achavam que deveríamos começar a olhar para o TikTok, por conta do grupo demográfico que ele representa e por que o Instagram já não é tão promissor como antigamente. No entanto a gente pensava ‘não estamos velhos demais para isso? Como esse app funciona?’”, afirmou ao site Fashionista.

Mesmo com a resistência dos diretores, a agência pensou em começar a explorar a plataforma apenas no segundo semestre, mas a pandemia fez a empresa adiantar os planos. “Estamos acostumados a viajar pelo mundo em busca de talentos, mas não sabemos quanto tempo isso vai durar. Decidimos nos virar para aprender a explorar o TikTok, mesmo que não seja algo fácil para quem tem mais de 14 anos”, brincou Jeni.

@maisa/Instagram/Reprodução
A Dolce & Gabbana é uma das empresas que apostam no TikTok. Recentemente, a grife italiana convidou influenciadores da rede para uma ação

 

Emma Chamberlain
A Louis Vuitton convidou Emma Chamberlain, um dos grandes nomes da plataforma, para registrar o desfile de outono/inverno 2019/20 em seu perfil

 

Noen Eubanks, astro do TikTok, foi convidado para campanha da Celine

 

Surpreendentemente, a IMG encontrou muitos pontos positivos na rede social. Além de se conectar facilmente com os jovens, a empresa tem acesso a um conteúdo menos retocado. “Me remete aos primeiros dias do Instagram, quando víamos fotos muito genuínas. Não era essa coisa idílica que vemos atualmente”, defendeu Rose.

No momento, a agência tem nove olheiros dedicados à procura de talentos na plataforma. “Você vê muita personalidade, porque vídeos entregam mais do que fotos. Me pergunto como trabalhávamos há 20 anos usando apenas polaroids. Com vídeo é muito mais fácil, você vê tudo. Vê como alguém realmente é”, afirmou a executiva.

Charli d’Amelio
Jeni Rose enxerga mais autenticidade na rede social

 

Charli d’Amelio
Personalidades da plataforma têm chamado a atenção das grifes de luxo

 

Kristen Hanche
Kristen Hanche já conseguiu emplacar capa de revista por conta de seu sucesso no app

 

Como as reuniões presenciais estão suspensas durante o distanciamento, a empresa tem contatado pessoas com potencial para formar um banco de novos talentos, no intuito de desbravá-lo após a Covid-19 estar sob controle.

“Quando você faz esse tipo de abordagem, nove em cada 10 pessoas nunca pensaram em ser modelo. Então, uma reunião presencial é fundamental, principalmente no caso do TikTok, onde a maioria das pessoas abordadas são menores. É necessário explicar para os jovens e seus pais o que esse trabalho significa, como evolui e, principalmente, que isso é um hobby até que eles terminem a escola”, explicou a vice-presidente sênior da IMG.

Loren Gray
IMG espera fim da quarentena para marcar reuniões com os pais das aspirantes a modelo

 

Kristen Hanche
Agência espera alcançar a geração Z com os novos talentos

 

Até o momento, a IMG contratou quatro pessoas por meio do TikTok e está em contato com outras 30. “Não acho que a crise vá nos impactar, porque fomos capazes de transformar o problema em uma oportunidade de alcançar um novo público”, opinou Rose.

“Amo a genuinidade do TikTok e espero que isso não mude, porque costumava ser assim no Instagram. É incrível que as crianças estejam criando conteúdo por conta própria, sem ter que ser bonito, perfeito e filtrado. São apenas elas se divertindo”, finaliza a scouter.

 

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?