Nike homenageia Kobe Bryant durante desfile em Nova York

A marca esportiva revelou os uniformes das Olimpíadas 2020 e coleções-cápsula colaborativas no grande evento

atualizado 15/06/2020 18:54

Bennett Raglin/Getty Images

A Nike armou um grande desfile em Nova York, na última semana, para apresentar os uniformes criados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020, em Tóquio. Além da passarela repleta de nomes famosos do esporte, o Nike Forum 2020 teve uma homenagem ao ex-jogador de basquete Kobe Bryant, morto no fim de janeiro.

A marca revelou ainda as peças de coleções-cápsula colaborativas, assinadas por ícones de estilo da cena fashion do Japão, o norte-americano Virgil Abloh e o norte-americano Matthew Williams, da 1017 ALYX 9SM.

Vem comigo!

O grande mote dos uniformes criados pela Nike para as Olimpíadas é a sustentabilidade. A gigante dos esportes trabalhou com materiais como poliéster 100% reciclado e solas de sneakers preenchidas com restos de espuma. Entre os calçados, destaque para os novos modelos de tênis de basquete e corrida.

Os looks incluem conjuntinhos de atletismo, uniformes de basquete, macacões e opções de activewear. No caso das roupas para prática de skate, esporte estreante nesta edição do evento, as estampas coloridas e com design minimalista chamam atenção.

A coleção do Brasil, com shorts e camisetas, é inspirada na Seleção e tem cores e desenhos que lembram o Rio de Janeiro. A dos EUA inclui calça cargo e camisa polo, assim como a da França, que também traz um jumpsuit feminino. A Nike fornecerá ainda uniformes para Alemanha, Canadá e Quênia.

Entre os atletas olímpicos e paralímpicos, o show teve também lendas dos esportes, como a ex-futebolista Brandi Chastain, o ex-atleta Carl Lewis e a ex-jogadora de basquete Lisa Leslie. Durante a apresentação, seis crianças entraram na passarela usando camisas do Lakers com os mesmos números usados por Kobe Bryant, 8 e 24. O desfile encerrou com uma performance de dança.

A primeira fila estava recheada de nomes prestigiados do universo da moda e do entretenimento. O próprio Virgil Abloh, Simon Porte Jacquemus, Rosalía, Drake, Travis Scott, entre outras estrelas. O show ocupou o espaço cultural Shed, em Manhattan, no último dia da programação de desfiles masculinos do New York Fashion Week – embora não estivesse no calendário oficial. No local, a marca também expôs looks em manequins.

Bennett Raglin/Getty Images
Apresentação da coleção da Nike para as Olimpíadas de Tóquio 2020, realizada em Nova York

 

Bennett Raglin/Getty Images
Jogadora paralímpica de basquete Megan Blunk com o uniforme dos Estados Unidos

 

Bennett Raglin/Getty Images
Atleta paralímpica Scout Basset com conjuntinho azul e rosa

 

Bennett Raglin/Getty Images
Saltador paralímpico alemão Markus Rehm

 

Bennett Raglin/Getty Images
Homenagem a Kobe Bryant (1978-2020), com seis crianças vestindo camisas com os números 8 e 24, usados pelo ex-jogador de basquete do Lakers

 

Nike/Divulgação
O mote dos uniformes para os jogos é a sustentabilidade

 

Nike/Divulgação
Azul e vermelho como destaques dos uniformes dos EUA

 

Nike/Divulgação
Roupas de skate para os brasileiros, com referências ao Rio de Janeiro. O esporte fará estreia no evento

 

Nike/Divulgação
Uniformes skater dos Estados Unidos, com calça cargo e camisa polo

 

Nike/Divulgação
Entre os da França, há este macacão feminino

 

 

Coleções colaborativas para as Olimpíadas 2020

Não tem só uniformes entre as novidades da Nike. A marca também preparou coleções-cápsula especiais para celebrar as Olimpíadas na capital japonesa. Entre os cinco nomes selecionados para a collab, três se destacam no mercado fashion de Tóquio: Yoon Ahn, Jun Takahashi e Chitose Abe.

“Os designers expressam igualmente o estilo inerente a atletas e roupas esportivas e, individualmente, cada um aborda o tema de diferentes pontos do espectro esportivo”, descreveu a label em comunicado de imprensa.

Cada um promete dar sua própria pegada às peças. Jun Takahashi, da marca Undercover, quer homenagear o basquete japonês. Ele contou à Vogue australiana que criou peças para uso diário com funcionalidades dos uniformes do esporte, mas ainda mais atualizadas.

A designer Chitose Abe é criadora da Sacai. Em sua coleção-cápsula, trabalhou com peças híbridas para explorar a “beleza do movimento”, misturando elementos de produtos da Nike. A propósito, Abe já fez uma colaboração com a marca na qual misturou dois modelos de tênis – o Waffle Daybreak e o LDV  – em um só, criando o LD Waffle.

Yoon Ahn é coreana-americana e comanda a grife Ambush. Em sua coleção, promete explorar a beleza das “culturas únicas e muito distintas nascidas no Japão”. Com elementos do universo dos animes e da cultura de pilotagem de motocicletas chamada Bōsōzoku, o trabalho terá peças unissex.

Nike/Divulgação
Casaco da collab Nike x Undercover, criado pelo estilista Jun Takahashi

 

Nike/Divulgação
Takahashi contou à Vogue Australia que homenageou o basquete japonês

 

Nike/Divulgação
Preview da coleção Nike x Sacai. A estilista Chitose Abe já trabalhou com a marca esportiva e promete peças híbridas, com elementos de diferentes produtos

 

Nike/Divulgação
Uma pegada mais colorida se destaca nesta peça da coleção-cápsula Nike x Ambush

 

Nike/Divulgação
Virgil Abloh promete um “casaco de verão” na collab Nike x Off-White

 

Nike/Divulgação
A peça terá um sistema refrigerador para enfrentar o calor do verão japonês

 

Nike/Divulgação
Colete da coleção Nike x Matthew Williams

 

Nike/Divulgação
O fundador da 1017 ALYX 9SM também virá com peças que garantem o frescor na temporada quente

 

Virgil Abloh e Matthew Williams

Conhecido como “rei do streetwear”, Virgil Abloh é fundador e diretor criativo da Off-White. O designer norte-americano acumula talentos que vão da arquitetura à música e também dirige a linha masculina da Louis Vuitton. Matthew Williams, por sua vez, é o criador da 1017 ALYX 9SM e será novamente um dos colaboradores do projeto Moncler Genius, na edição 2020.

Abloh promete uma “jaqueta de verão”, inspirada em uma tecnologia já existente em construções, com intuito de proporcionar frescor para o corpo durante a estação do calor. “Tóquio é extremamente quente no verão, então fiquei intrigado com a ideia de um sistema de refrigeração pessoal, desenvolvendo esta jaqueta como uma alternativa”, adiantou à Vogue Australia.

Assim como Virgil Abloh, Matthew Williams pretende apresentar um colete fresco para o dia a dia, focado na funcionalidade.

Yoshie Tominaga/Undercover
Jun Takahashi é japonês criou a Undercover com um amigo em 1990. Ele já colaborou com a Nike antes

 

Jun Sato/WireImage via Getty Images
Chitose Abe fundou a Sacai em Tóquio no ano de 1999 e gosta de explorar hibridações nas peças

 

@yoon_ambush/Instagram/Reprodução
Yooh Ash é a criadora da Ambush e diretora de joias da Dior Men

 

Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images
Virgil Abloh é fundador e diretor criativo da Off-White, além de ser diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton

 

Norman Wong/1017 ALYX 9SM
Matthew Williams é fundador da marca 1017 ALYX 9SM

 

A marca informou que as coleções completas serão lançadas no verão. Em dezembro, o grupo chamou atenção ao anunciar uma linha de roupas modestas para esportes na água. As peças beneficiam, por exemplo, as atletas muçulmanas.

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias