*
 
 

A moda e o cinema caminham lado a lado. Para quem curte os dois universos, nada como assistir a um filme, série ou documentário que aborde a história de uma personalidade do mundo fashion ou tenha looks icônicos vestidos pelo elenco. Exemplos eternizados, como Bonequinha de Luxo e As Patricinhas de Beverly Hills, são referências para as fashionistas de plantão.

Por isso, separei algumas indicações disponíveis na Netflix. A lista é formada por opções para todos os gostos: clássicos e também modernos; biografias baseadas em fatos reais e histórias fictícias; ou até programas que são transmitidos em canais de televisão.

Vem comigo conferir!


Bonequinha de Luxo
Holly Golightly, interpretada por Audrey Hepburn, é uma novaiorquina decidida a casar-se com um milionário. Apaixonada pela joalheria Tiffany’s, ela usa o local como um refúgio. Os planos da moça mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard) – um jovem escritor bancado pela amante, que se torna vizinho dela.

No filme de 1961, os looks de Holly são icônicos. Hubert de Givenchy, criador da grife francesa batizada com o próprio sobrenome, assinou o clássico little black dress que a personagem usa combinado a colar de pérolas e óculos escuros, em frente à joalheria Tiffany’s & Co.

 

Divulgação
Divulgação

 

Queer Eye
Queer Eye é um reboot do antigo programa Queer Eye for the Straight Guy, que ficou no ar nos Estados Unidos entre 2003 e 2006. A série foi lançada na Netflix em fevereiro de 2018. Os fabulosos, quinteto formado por homens gays, ajudam a transformar um hétero, mudando sua vida com dicas de estilo e comportamento.

 

Divulgação
Divulgação

 

Coco Antes de Chanel
Coco Chanel teve importância imensurável para o universo fashion. A estilista deixou um legado de criações atemporais. Quem quiser saber detalhes da carreira de Gabrielle Bonheur Chanel precisa assistir a Coco Antes de Chanel.

Com direção de Anne Fontaine, o filme mostra a trajetória de Gabrielle, interpretada por Audrey Tautou. Na infância, ela é deixada com Adrienne, sua irmã, em um orfanato, onde aprendeu a costurar com freiras. Ao crescer, atuou como cantora antes de abrir a primeira loja, em 1910, na Rue Cambon. Vale a pena conhecer a história do ícone que revolucionou a moda.

 

Divulgação
Divulgação

 

Iris, Uma Vida de Estilo
O documentário Iris, Uma Vida de Estilo aborda a jornada de uma designer norte-americana que é um dos maiores ícones de estilo da história. A vida de Iris Apfel é apresentada em uma retrospectiva. No filme, dirigido por Ari Seth Cohen, ela diz ter sido uma das primeiras mulheres a usar calças jeans, em 1940, e também dá dicas de moda.

 

Divulgação

 

As Patricinhas de Beverly Hills
O filme As Patricinhas de Beverly Hills é um clássico. Os looks de Cher (Alicia Silverstone) são icônicos dos anos 1990, entre eles, boinas, xadrez e blazer oversized. Na história, a personagem, que sempre teve uma vida luxuosa, passa por mudanças na rotina com a chegada de Josh (Paul Rudd) – enteado de seu pai, Melvin (Dan Hedaya) – e depois percebe estar apaixonada por ele.

 

Divulgação
Divulgação

 

Project Runway
Project Runway é um reality show de moda produzido nos Estados Unidos. Foi apresentado pela modelo Heidi Klum por 14 anos, mas, atualmente, tem Karlie Kloss no comando. No programa, estilistas competem e são julgados por jurados. O objetivo é conquistar uma chance na indústria fashion. A cada episódio, um participante é eliminado. Na plataforma, é possível ver as temporadas 7, 8 e 10.

 

Divulgação

 

Maggie & Bianca: Fashion Friends
Maggie e Bianca são meninas de diferentes origens. Uma é estudante de moda e a outra, filha de uma personalidade importante no mercado. Elas se tornam amigas e, juntas, começam uma banda de rock em Milão.

 

Divulgação

 

Velvet Colección
Uma estilista volta de Nova York no fim dos anos 1960 e se junta a amigos para abrir uma filial da escola de design e loja Velvet em Barcelona. A ideia é expandir o negócio e atingir sucesso mundial.

 

Divulgação
Divulgação

 

As Telefonistas
A série As Telefonistas, que atualmente tem três temporadas, acompanha a vida de quatro mulheres trabalhadoras em busca de liberdade. Alba, Marga, Carlota e Ángeles são telefonistas em uma grande empresa telefônica e lutam por direitos trabalhistas. O elenco é repleto de figurinos clássicos dos anos 1920.

 

Divulgação
Divulgação

 

The True Cost
O documentário The True Cost (O Verdadeiro Custo, em tradução livre) aborda a relação entre os produtos que chegam aos consumidores e a realidade de exploração de trabalhadores nas fábricas. O diretor Andrew Morgan leva os espectadores a conhecer os bastidores da indústria da moda, revelando um cenário de precariedade e desigualdade social.

 

Divulgação

 

Manolo: The Boy Who Made Shoes for Lizards
O designer de sapatos Manolo Blahnik explica como funciona seu processo criativo. No documentário, personalidades como Anna Wintour e André Leon Talley dão depoimentos sobre a carreira do profissional da moda. O espanhol aprendeu a fazer sapatos visitando fábricas, onde conversava com artesãos e operários.



Divulgação

 

House of Z
Lançado em 2017 no Festival de Cinema de Tribeca, o documentário House of Z retrata a história de vida e carreira do estilista Zac Posen. Com filmagens antigas e entrevistas exclusivas, o filme mostra a ascensão, a queda (com a crise financeira de 2008) e o retorno do designer. No entanto, não fica só no processo de criação e nos desafios de manter o negócio, revela também as escolhas e perspectivas pessoais de Zac.

 

Divulgação

 

Jeremy Scott: The People’s Designer
Muita gente conhece Jeremy Scott por sua marca homônima ou por sua trajetória no comando da Moschino, mas poucos sabem as dificuldades e os desafios que ele enfrentou ao longo da vida. O documentário conta como foi a jornada do estilista, desde a infância humilde na zona rural dos Estados Unidos até o sucesso.

 

Divulgação
Divulgação

 

Atelier
Lançada em 2015, a série Atelier relata a história de uma jovem apaixonada por tecidos. A ingênua Mayuko consegue um emprego numa empresa japonesa de lingerie, mas logo descobre que sua chefe tem um plano secreto para o negócio. Entre idas e vindas, elas lidam com acontecimentos inesperados e um jogo de ambições. Na Netflix, a primeira temporada, com 13 episódios, está disponível.

 

Divulgação
Divulgação

 

Girlboss
A série norte-americana Girlboss é uma releitura livre da história de Sophia Amoruso. Criada por Kay Cannon, a trama traz o enredo de uma jovem empreendedora que construiu um império virtual com uma loja de roupas vintage.

 

DivulgaçãoDivulgação

 

Vamos à maratona!
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Rebeca Ligabue



 


documentáriomodaNetflixfilmestreamingfilmes para ver na netflixplataforma de streamingfilme de moda