Conforto e estilo: pijama é tendência para durante e depois da quarentena

O sleepwear tem ganhado inúmeros adeptos durante o isolamento social e tem potencial para retornar às ruas com mais força do que nunca

atualizado 16/06/2020 11:36

sarah jessica Parker James Devaney/GC Images via Getty Images

Com a queda das temperaturas no país e durante o período de distanciamento social, no qual grande parte da população deve permanecer em casa, os itens de homewear alavancaram em vendas e conquistaram o status de peças queridinhas do momento. Pijamas e roupões estão entre os 10 produtos mais buscados no Google Brasil, segundo dados da empresa. Elencados para dormir, passar o dia e até mesmo serem protagonistas nas reuniões pelo Zoom, os itens confortáveis são aposta garantida para o próximo modismo da temporada.

Vem comigo escolher o seu!

Giphy/Reprodução
História

A tendência dos pijamas como peça para o cotidiano não é tão nova assim. Desde a década de 1950, a estilista Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco, dava os primeiros passos em busca de mais liberdade para as mulheres na hora de se vestir. Na época, iniciou todo um processo de se libertar de roupas que restringiam os movimentos. A estilista mostrou que o elegante também pode ser confortável e ficou reconhecida mundialmente por ignorar a segregação de gêneros após a Primeira Guerra Mundial.

Além de aderir às peças do armário masculino, como camisas e calças sociais, Coco Chanel também combinava colares de pérolas com uma camisola para passear a cavalo. As atitudes e criações da designer revolucionaram a moda feminina naquele período.

Coco Chanel
A estilista Gabrielle Chanel escolheu conjunto de pijamas em seda e colares de pérolas para a sua primeira visita a Nova York

 

Coco Chanel
A designer francesa ficou reconhecida mundialmente por ignorar a segregação de gêneros da época após a Primeira Guerra Mundial

 

Coco Chanel
Coco Chanel também fez história por utilizar peças do armário masculino

 

Ao longo dos anos, os pijamas foram ganhando mais espaço. Saíram da função noturna e invadiram o universo das passarelas. Camisolas, roupões e conjuntos para dormir foram apresentados nas coleções de grifes internacionais, como Dolce & Gabanna, Thakoon e Alexander Wang.

Pijamas
Conjunto completo de homewear da Dolce & Gabbana

 

Pijamas
Camisa de pijama na passarela da Dolce & Gabbana

 

Pijamas
Camisola em coleção da marca Alexander Wang

 

Pijamas
Passarela da Thakoon

 

Pijamas - 612365324
Desfile da label Agnes B no Paris Fashion Week

 

As peças ganharam força nas ruas, inspirando desde vestidos curtos com tecido similar às camisolas até robes de seda que substituem os quimonos nas produções. Mas foi nos anos 2000 que o slip dress ganhou o closet das fashionistas antenadas nas tendências apresentadas nos desfiles das semanas de moda.

Combinados com calça jeans, blazer, acessórios descolados ou com peças mais casuais. Com salto ou sem salto. Não importa. Os pijamas ganharam espaço certeiro. De produções casuais até as mais sofisticadas, o sleepwear se tornou sinônimo de versatilidade.

Pijama
Slip dress da Topshop

 

Pijama
Slip dress da C&A

 

Quando menos se esperava, as combinações com sleepwear atraíram os holofotes nos tapetes vermelhos. A cantora Rihanna e a atriz Sarah Jessica Parker foram as responsáveis por levarem o estilo aos eventos requintados. 

Sarah Jessica Parker, protagonista da série Sex & The City, fez história com a personagem Carrie Bradshaw. Nas telinhas, a rainha do home office inspirava as amantes da moda com os looks estilosos combinados com quimonos e camisolas, ainda nos anos 1990.

Pijamas
Rihanna levou o sleepwear ao tapete vermelho

 

Pijamas -9679632921
Sarah Jessica Parker com conjunto da Intimissimi

 

Onde comprar

O modismo do homewear construiu a sua trajetória nas últimas décadas e está sendo potencializado atualmente. Durante o isolamento social, as roupas do dia a dia estão “no escanteio”. Os pijamas se tornaram o novo look do dia, provando que a palavra-chave é conforto. Um dos queridinhos durante o distanciamento social é o conjunto de camisa e calça. A coluna foi atrás das principais marcas do mercado para servir como inspiração.

Giphy/Reprodução


Nuit Nuit

Desde 2018, a empresária Juliana Arnez personaliza elegantes pijamas em Brasília. Com catálogo de bordados, tecidos, estampas e aviamentos, os conjuntos da Nuit Nuit conquistaram com facilidade os moradores da capital. A casa especializada em sleepwear também revende lingeries estilosas que podem ser combinadas com as roupas de dormir ou serem protagonistas de looks confortáveis.

Nuit Nuit Homewear
A Nuit Nuit oferece o serviço de personalização das peças com bordados

 

Nuit Nuit Homewear
A marca se faz presente nos momentos mais importantes das clientes, inclusive no casamento
Lucila Pena

Outra marca brasiliense de sucesso é a Lucila Pena. Referência em vestidos elegantes de cortes precisos e modelagens estruturadas, a etiqueta lançou um conjunto de pijamas que encantou as clientes.

Com estampa felina e viés rosa, a camisa chama atenção com manga com babado no punho. Quem quiser garantir o seu pode encomendar por Direct Message no instagram ou pelo número (61) 9816-57890.

Pijama Lucila Pena
Lucila Pena com o conjunto que fez sucesso em Brasilia

 

Pijama Lucila Pena
Com estampa felina e aviamentos rosados, a peça é um charme

 

Pijama Lucila Pena
As mangas da camisa são adornadas com babados nos punhos
Miss Victória

Sucesso no país, a marca paulistana Miss Victória atua no ramo de lingerie e sleepwear há 20 anos. As irmãs Simone e Denise Vanazzi são os nomes por trás da grife de sucesso. A clientela varia entre fashionistas, noivas, gestantes e, claro, quem não abre mão de uma peça confortável.

A etiqueta cria peças sofisticadas para todos os momento. A cantora Ivete Sangalo, inclusive, elencou um par de pijamas da marca como figurino para a última live que realizou durante a quarentena. A loja de São Paulo tem e-commerce e entrega em todo o Brasil.

Miss Victtoria
Ivete Sangalo escolheu conjunto da Miss Victória para a live

 

Miss Victtoria
A blogueira Gabriela Pugliesi optou por roupão de seda para o momento de beleza antes do casamento da irmã

 

Miss Victtoria
A influencer Carol Bassi opta por usar as peças confortáveis em casa e nas produções mais estilosas
Lantejoula Shining

A  Lantejoula Shining fez sucesso no Instagram após a ex-BBB Manu Gavassi aparecer para os seus 15 milhões de seguidores usando um conjunto com estampas de coração. A marca escolhida pela cantora trabalha com estampas inusitadas, como ovos fritos, bocas com batom e até tubarões. As compras podem ser feitas por DM no perfil da marca.

Lantejoula Shining
Nos Stories, Manu deu a dica de produção: combinar com colares

 

Lantejoula Shining
A estampa de sucesso foi usada como quimono

 

Lantejoula Shining
Além de estilosa, a peça esbanja conforto
Inspire-se!

Durante a quarentena, os hábitos de consumo se transformaram. O loungewear mostra que veio para ficar e é uma tendência que tem potencial para ser prolongada. Os itens têm ganhado destaque por compor o homewear e o streetwear, transitando entre os dois estilos com facilidade.

Quando a situação se normalizar, os pijamas devem invadir as ruas, combinados com outras peças do armário, acessórios e até salto. O conforto, porém, continua sendo a proposta do modismo.

0


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias